Quem manda na colônia de formigas?

Perguntado por: oandrade6 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Rainha – São as responsáveis pela continuidade, pois são elas as únicas a reproduzir (a por ovos), na maioria das espécies. A quantidade de rainhas por formigueiro depende da espécie de formigas, ou seja, um formigueiro pode ter uma ou mais rainhas.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil que, geralmente, é a mãe de todas as outras formigas da colônia.

Moscas da família Phoridae são importantes inimigos naturais das formigas cortadeiras. O ob- jetivo deste trabalho foi determinar a taxa de parasitismo que forídeos parasitoides provocam à formiga Atta sexdens em área de vegetação natural.

Enquanto as formigas-rainha são as responsáveis pela reprodução na colônia, as formigas-operárias buscam alimento e trabalham para a manutenção da comunidade.

Nessas famílias, a formiga-rainha é a grande mãe de todas as formigas-filhas, chamadas operárias. A rainha costuma ser maior formiga do ninho, mas como todas as outras começa a vida como uma larva.

Para evitar o colapso, as operárias precisam fornecer uma alimentação especial a algumas larvas, de maneira que elas cresçam e deem origem a novas rainhas. Assim, o formigueiro ganha uma nova monarca. Na maioria das espécies de formigas, a sociedade é estratificada.

Não é difícil observar um formigueiro durante algum tempo, achar uma rainha (ela é sempre maior que suas servas) e seqüestrá-la para fundar uma colônia de formigas em casa. Se você mexer no formigueiro com um graveto, a rainha tende a sair e o bando foge carregando ovos e larvas.

A colônia é uma relação ecológica em que organismos de uma mesma espécie estão unidos fisicamente, formando uma unidade estrutural e funcional. Os indivíduos de uma colônia não podem ser separados, uma vez que essa separação pode desencadear a morte de toda a colônia.

As colônias tinham a função de complementar e economia européia, e para tal concentravam-se na produção em grande escala de alguns gêneros agrícolas, altamente lucrativos como o açúcar, algodão ou ainda de minérios. Isso tornava a produção colonial altamente especializada e voltada para os interesses da metrópole.

Uma solução açucarada simples com 10% de açúcar e 0,5% de ácido bórico é a forma ideal para eliminar as formigas. Para essa solução utilize 1 Litro de água, 100 gramas de açúcar e 5 gramas de ácido bórico. Em seguida, aplique a solução nos locais onde as formigas costumam frequentar, deixando que elas se alimentem.

De acordo com o pesquisador, as colônias de formigas Odontomachus hastatus chegam a ter até 12 rainhas e cerca de 600 operárias, que medem 1,5 centímetro.

As formigas são extremamente dedicadas ao trabalho e à organização. Elas formam uma sociedade dividida em castas: rainhas, machos, operárias e soldados.

escavação dura de 6 a 10 horas.

tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)

O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia para capturar, com sua língua extensível, até 30 mil formigas e cupins.

Os predadores das formigas são os pássaros, as pessoas, as aranhas, os insetos, os chimpanzés e os tamanduás. Os tamanduás são os maiores predadores das formigas.

FORMIGAS OBREIRAS

O PAPEL PRINCIPAL É DESEMPENHADO PELAS FORMIGAS OBREIRAS. ALÉM DESTAS, EXISTEM OS MACHOS E AS RAINHAS, AS QUAIS SÃO ENCARREGADAS DA REPRODUÇÃO. CADA OBREIRA TEM UMA ATIVIDADE. UMAS TRANSPORTAM PROVISÕES, OUTRAS SE OCUPAM DOS SERVIÇOS INTERNOS, E OUTRAS, AINDA SÃO GUARDIÃS DA ENTRADA DO FORMIGUEIRO.

No Reino Unido, o monarca é o chefe de Estado com um papel cerimonial e estritamente apolítico, cabendo-lhe nomear o primeiro-ministro indicado pelo Parlamento e assinar formalmente as leis aprovadas pelo Legislativo (desde 1708, o consentimento real nunca foi negado) e as nomeações oficiais.

Organização social
As formigas são organizadas em casta e cada uma delas possui uma função definida na colônia. Por exemplo, algumas são responsáveis pela reprodução enquanto outras buscam alimentos e protegem o formigueiro.

As formigas se locomovem em espécie de 'fila indiana', caracterizada por colocar um indivíduo atrás do outro, para evitar que se percam umas das outras e, assim, conseguir chegar ao destino predeterminado.