Quem mais salvou judeus?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O empresário industrial alemão Oskar Schindler, membro do partido nazista, é reconhecido por ter salvado a vida de mais de 1 mil pessoas, empregando-as nas suas fábricas para protegê-las das perseguições. Hochschild fez o mesmo na Bolívia.

"O livro se concentra sobre esse período, sua ação e a constelação que se criou em torno dela", diz a historiadora que identificou 16 judeus alemães que foram ao Brasil com a ajuda de Aracy.

Em 8 de julho de 1982, teve seu nome incluído no Jardim dos Justos – honraria que coube a apenas mais 1 brasileiro, o diplomata Luiz Martins de Souza Dantas (1876-1954), que atuava na França durante a Segunda Guerra. Em 1993, ambos também foram lembrados pelo Memorial do Holocausto em Washington.

Durante todo o inverno, Perlasca consegue esconder, proteger e alimentar milhares de cidadãos judeus, além de emitir salvo-condutos que permitiam a saída em segurança de um grande número desses cidadãos.

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

A dispersão dos hebreus inicia-se a partir de dois momentos históricos. Em 586 a.C., ocorre a primeira deportação dos hebreus para a Babilônia. Em seguida, em 70 d.C., acontece a segunda deportação. Agora, para várias partes do mundo.

O Holocausto foi um processo contínuo que ocorreu por toda a Europa entre os anos de 1933 a 1945.

ARLINDO LÚCIO DA SILVA, GERALDO RODRIGUES DE SOUZA e GERALDO BAÊTA DA CRUZ foram três soldados que pertenceram ao 11.º Regimento de Infantaria Expedicionário e que foram, assim como muitos brasileiros, lutar nos campos de batalha gelados da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

Durante o holocausto, cerca de 6 milhões de judeus foram exterminados. De uma população de 3 milhões de judeus na Polônia, menos de 500 mil restaram em 1945.

Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011) foi uma brasileira reconhecida como “Justa Entre as Nações”. O título é dado por Israel por pessoas que se arriscaram a ajudar judeus durante a Segunda Guerra, mesmo sem partilhar da mesma religião, como é o caso de Aracy.

Aracy de Carvalho, a heroína brasileira que salvou judeus na Segunda Guerra - 12/12/2021 - UOL Splash.

Em 1942, após navios brasileiros serem afundados por submarinos alemães, o Brasil declara guerra à Alemanha. Aracy e Guimarães Rosa voltaram para o Rio de Janeiro em decorrência dos acontecimentos. Enviuvou em 1967 e não se casou de novo.

A bordo do navio Valk, cerca de 600 judeus deixaram Recife, em Pernambuco, expulsos pelos portugueses. Era o fim da ocupação holandesa no Brasil e também da liberdade de praticar sua religião.

INTRODUÇÃO: Esta é a história de Giorgio Perlasca, um italiano que, no inverno de 1944-1945, em Budapeste, Hungria, arriscou sua vida para salvar milhares de judeus húngaros do extermínio nazista ao assumir-se como embaixador espanhol – ele que não era nem diplomata, nem espanhol.

Em 1933, as maiores comunidades judaicas estavam concentradas no leste europeu, principalmente na Polônia, na União Soviética, na Hungria e na Romênia. A maioria deles vivia em áreas urbanas ou em aldeias-- chamadas de shtetls-- de maioria populacional judaica.

Oskar Schindler empregava diversos judeus em suas fábricas de utensílios domésticos, eles eram trazidos de um gueto vizinho à cidade de Cracóvia, após o fechamento do gueto e início do Holocausto, Schindler permitiu que seus funcionários judeus trabalhassem e ficassem seguros em suas fábricas, oferecendo até subornos ...

Javé

Crenças. Os judeus cultuam um único deus chamado Javé ou Jeová. Para o judaísmo, Deus é um ser onipresente, onipotente e onisciente, que criou e influencia todo o universo, e se comunica com o seu povo através de profetas.