Quem mais lucrou com a Segunda Guerra Mundial?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Resposta. Os Estados Unidos saíram mais fortalecidos do conflito, pois teve um grande desenvolvimento em sua indústria atrelado ao fornecimento de armamentos para a Entente (França e Inglaterra), enquanto o continente europeu foi devastado.

A Europa viveu o declínio econômico depois da guerra. Os Estados Unidos, ao contrário, lucraram bastante com a Primeira Guerra Mundial, tornando-se a maior potência industrial e financeira do mundo.

A empobrecida Europa ocidental abraçou o Plano Marshall com euforia e recebeu, entre 1948 e 1961, cerca de 17 bilhões de dólares dos EUA, sendo Inglaterra, França, Alemanha e Itália os mais beneficiados.

A URSS obteve grandes vitórias em todas as frentes e, após a Operação Bagration em 1944, que destruiu o Centro do Grupo de Exércitos na Alemanha, seu avanço sobre a atual Polônia, Ucrânia, Hungria e os países bálticos foi constante – e marcado por tremendas perdas humanas.

O dia 8 de maio de 1945 não foi o fim da Segunda Guerra Mundial. Mas foi o início do fim. A data entrou para a História como a vitória dos aliados sobre o nazismo.

Itália

A atuação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ocorreu na Itália, a partir do segundo semestre de 1944, travando batalhas em regiões como Monte Castelo.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939.

Batalhas que o Brasil participou na Segunda Guerra Mundial
Os soldados brasileiros chegaram no dia 16 de julho de 1944 à Itália. Lutando ao lado do exército dos EUA, os brasileiros conseguiram expulsar o Exército alemão que ainda resistia no norte da Itália.

Em 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, que considerou a Alemanha a grande culpada da guerra e alvo das maiores sanções e de pagamentos de indenizações aos países vencedores.

Houve, porém, alguns ganhos econômicos: os distúrbios provocados pela guerra no mercado internacional obrigaram o Brasil a prestar mais atenção à sua indústria, com destaque para a produção de substituição de importações. Entre 1912 e 1920, o número de trabalhadores na indústria brasileira praticamente dobrou.

“Os Estados Unidos nos contataram quando os preços do petróleo dispararam, e, como resultado, as reservas nacionais de petróleo na Europa foram exploradas. A mesma solidariedade seria boa para reduzir os preços do gás”, disse o ministro da Economia alemão, em entrevista.

URSS

A URSS, que incorporava para além da Rússia outras 15 repúblicas, perdeu 26,6 milhões de pessoas, ou seja, mais de metade de todas as mortes da II Guerra Mundial, que somam 50 milhões. Só nos territórios ocupados, as tropas nazistas exterminaram mais 11 milhões de pessoas, dos quais 7 milhões de civis.

Houve avanço cientifico tecnológico tanto para fins militares, como o aprimoramento e criação de armas, quanto para a população civil como o avanço na medicina e o desenvolvimento dos antibióticos, até aparelhos que usamos no nosso cotidiano diário.

O governo da Federação Russa, na década de 1990, publicou uma estimativa de perdas na União Soviética em 26,6 milhões, incluindo 8 a 9 milhões devido à fome e doenças.

Ele não tem oposição política internamente e classificou a ofensiva como o tipo de luta que o país enfrentou na Segunda Guerra Mundial, quando mais de 8 milhões de soldados soviéticos morreram.

Por que o Japão era aliado da Alemanha nazista? Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças.

A rendição japonesa aos Estados Unidos aconteceu no dia 14 de agosto de 1945, dias após os EUA lançarem as duas bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.

Assim, em 2 de maio, os soviéticos conquistaram Berlim, consolidando a vitória sobre os alemães. Cerca de 70.000 soldados nazistas se renderam diante da entrada do Exército Vermelho na cidade.