Quem mais desmatam no mundo?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

“A verdade é bem o contrário: o Brasil é o país que mais desmata. Atualmente mais de 40% da derrubada de florestas tropicais primárias no mundo acontece no Brasil”, afirma o vídeo, disponível no canal do Observatório do Clima no Youtube e que você já pode assistir abaixo.

Os três países que mais desmatam são Brasil, República Democrática do Congo e Indonésia, e eles são responsáveis por 80% do desmatamento no mundo — afirmou Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, o IPCC.

- O Pará foi o campeão em desmatamento no Norte, com 366.334 hectares devastados, 23% a mais do que em 2019; - Dos 10 municípios que mais desmataram em 2020, 9 estão localizados na região Norte e 6 pertencem ao estado do Pará.

A área devastada subiu de 24,3 mil ha em 2018 para 31,7 mil em 2019 e 42,8 mil em 2020. O menor índice de destruição desse bioma foi registrado em 2015, quando 23 mil ha foram desmatados.

Conhecida como 'Pulmão do mundo', a Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo, com aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados.

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

A indústria pecuária é o maior impulsionador do desmatamento da floresta amazônica e das florestas tropicais em todo o mundo. O desmatamento causado pela pecuária na Amazônia é responsável por quase 2% das emissões globais de CO2 anualmente, o equivalente às emissões de todos os voos de avião em todo o mundo.

Mais de 90% do desmatamento que ocorre na Amazônia apresenta sinais de ilegalidade. Atividades ilícitas que destroem a floresta — incluindo extração ilegal de madeira, mineração ilegal e grilagem de terras — estão associadas a diversas práticas criminosas e ao acentuado aumento da violência na região.

Pará e Mato Grosso seguem com grandes áreas destruídas
A segunda maior área desmatada no período foi registrada no Amazonas: 2.738 km² (25%). Isso representou um crescimento de 50% em comparação com a derrubada detectada entre agosto de 2020 e julho de 2021, sendo a maior alta entre os estados.

Durante a última década, foram perdidos 4,7 milhões de hectares de florestas por ano. Entre os países mais afetados, encontram-se o Brasil, a Bolívia, o Peru, a Indonésia e a República Democrática do Congo. É alarmante para muitos que três países da América Latina estejam no topo da lista.

Floresta Amazônica, América Latina
A maior floresta tropical do mundo está localizada na região norte do Brasil, com seus mais de 6 milhões km², integrando o território de nove países da América Latina e sete estados brasileiros.

A expansão do agronegócio é considerada uma das principais causas do aumento do desmatamento no mundo todo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), só na América Latina, a expansão da agricultura e da pecuária comercial é responsável por aproximadamente 70% do desmatamento.

Foram 11,6 mil km2 de floresta derrubados, o segundo maior número dos últimos 13 anos. Monitoramento identifica dinâmica de aumento dos grandes polígonos de desmate, que têm mais de 100 hectares.

Uma área equivalente ao tamanho da cidade de São Paulo foi desmatada na Amazônia apenas em julho de 2022. Pará lidera o ranking mensal, no entanto, o acumulado do ano mostra liderança inédita do Amazonas.

- Sergipe foi o estado que menos desmatou: 870 hectares.