Quem mais desmata no mundo?

Perguntado por: oalvim3 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Conforme dados da plataforma Global Forest Watch (GFW), o Brasil liderou o ranking mundial de desmatamento no ano de 2021, quando o Brasil perdeu aproximadamente 1,6 milhão de hectares de vegetação nativa, quase metade de toda a área desmatada no mundo.

No ranking da destruição por bioma, a Amazônia é a primeira, com 59% do total de desmatamentos registrados no país. Em 2021, foram 9,7 mil km2 de corte desse bioma, 15% a mais do que o verificado no ano anterior. O Cerrado vem na segunda posição, com 30% do total desmatado e uma área de 11,6 mil km2 perdida.

Os três países que mais desmatam são Brasil, República Democrática do Congo e Indonésia, e eles são responsáveis por 80% do desmatamento no mundo — afirmou Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, o IPCC.

Divisão de florestas no mundo
Esses dados fazem com que seja completamente bizarro o fato de quatro países simplesmente não terem uma única floresta em seu território. São eles: Mônaco, Omã, San Marino e Qatar.

Brasil lidera ranking de países com maior perda florestal na última década. O mundo tem mais de 4 bilhões de hectares de florestas, o que representa 31% da área total da Terra. Mais da metade (54%) delas está em apenas cinco países – Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos e China.

Desmatamento no mundo
O desmatamento é uma questão de ordem mundial. De acordo com dados fornecidos pelo Observatório Mundial das Florestas, a devastação das florestas alcançou cerca de 29,7 milhões de hectares no mundo todo em 2016, um aumento de quase 51% comparado a 2015.

Atividades agropecuárias, responsáveis por 80% do desmatamento em todo o mundo; Avanço da urbanização; Exploração comercial de madeira.

As duas principais causas do desmatamento florestal são a agropecuária e o corte ilegal de árvores. De acordo com a organização Florest Trends, estima-se que a agricultura comercial seja responsável por 70% da destruição de florestas em países tropicais e subtropicais.

Floresta Amazônica

Conhecida como 'Pulmão do mundo', a Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo, com aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados.

A expansão das terras agrícolas é o principal motor do desmatamento, causando quase 50% do desmatamento global, seguido pela pecuária, responsável por 38,5%. Apenas a exploração de dendê foi responsável por 7% do desmatamento global em dezoito anos.

“A verdade é bem o contrário: o Brasil é o país que mais desmata. Atualmente mais de 40% da derrubada de florestas tropicais primárias no mundo acontece no Brasil”, afirma o vídeo, disponível no canal do Observatório do Clima no Youtube e que você já pode assistir abaixo.

Até agora, cerca de 729 mil km² já foram desmatados no bioma Amazônia, o que corresponde a 17% do referido bioma. Desse total, 300.000 Km2 foram desmatados nos últimos 20 anos!

Islândia

1 - Islândia. Os islandeses têm se destacado no mundo na gestão ambiental. As iniciativas de desempenho de sustentabilidade do país são determinadas pelo Ministério do Ambiente e Agência Ambiental da Islândia.

A Escócia viveu anos de desmatamento, guerras e mudanças climáticas e essa escassez de árvores é um problema difícil de resolver. Sem árvores, a Escócia também perdeu animais nativos como lobos, ursos, castores, alces, javalis, pássaros, gatos selvagens.

O país com maior área florestal do mundo em termos absolutos é a Rússia, com cerca de 815 milhões de hectares. O Brasil é o segundo, seguido pelo Canadá.

De acordo com esse critério, é a Austrália que aparece na frente, com 18 hectares protegidos para cada habitante. Em segundo lugar vem o Canadá, com 3 hectares por habitante, e em terceiro o Brasil, com 1,7 hectares por habitante.

Atualmente, o país é um dos maiores produtores de floresta plantada no mundo e em 4º lugar no ranking mundial dos produtores de celulose.

Estudo do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta que a vegetação nativa preservada ocupa 61% de todo o território brasileiro.

floresta amazônica

Só a floresta amazônica ocupa mais de 334 milhões de hectares do território nacional e 5% da superfície terrestre, por isso, é considerada a maior reserva de diversidade biológica do planeta.