Quem mais consome álcool no mundo?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Veja quantos litros de álcool puro, em média, cada cidadão consome por ano. Sofrência à parte, o Brasil está longe dos países que mais ingerem álcool no mundo. Ilhas Cook, uma micronação, Letônia, grande produtora de vodca, e República Tcheca, inventora da cerveja pilsen, lideram o ranking da OMS.

1 – Bielorrússia – 17.5 litros/ano
A Bielorrússia é o único país a ultrapassar a marca dos 17 litros/ano por pessoa.

Os alemães consomem 17,69% dos 9,21 milhões de litros exportados, seguida por Estados Unidos (11,43%), Portugal (9,18%), França (9,12%), Paraguai (7,07%) e Itália (6,26%).

Sofrência à parte, o Brasil está longe dos países que mais ingerem álcool no mundo. Ilhas Cook, uma micronação, Letônia, grande produtora de vodca, e República Tcheca, inventora da cerveja pilsen, lideram o ranking da OMS.

1ª – República Tcheca – Segundo a pesquisa, a República Tcheca em primeiro lugar na lista. No país a média de consumo anual é de 143 litros por habitante.

Na primeira posição está São Paulo (34,7%), seguido pelo Rio de Janeiro (10,5%) e Paraná (15,6%). Após Minas Gerais, seguem no ranking Rio Grande do Sul (7,1%) e Santa Catarina (4,9%).

Já no ranking por estado, o Rio Grande do Sul é o estado em que mais pessoas consomem cerveja ao menos uma vez por semana, com 34% da população confirmando. Alagoas, Amazonas e o Acre são os que menos bebem cerveja.

Paulo, com dados da Vigitel, 2021. No detalhamento por gênero, Florianópolis é a cidade onde as mulheres bebem mais. Na capital catarinense, 17,55% das mulheres bebem mais do que 4 doses em uma mesma ocasião.

O estado onde mais se bebe álcool uma vez ou mais por semana é o Rio Grande so Sul, com uma taxa de 34%. Em seguida, Mato Grosso do Sul, com 31, 3%, São Paulo e Santa Catarina, com 31%. O Rio de Janeiro aparece com 26, 3%. O Acre foi o estado com o menor percentual de consumo: 12, 8%.

Em parâmetros estaduais, o Rio Grande do Sul ocupa a primeira colocação (34%), com Mato Grosso do Sul (31,3%) em segundo, Santa Catarina e São Paulo (31%) empatados em terceiro lugar. O Sul e o Sudeste foram as regiões que apresentaram as maiores médias, com 36,2% e 32,3% respectivamente.

Conheça o maior cachaceiro do mundo, o seu Antônio Rodrigues. Ele é de Salinas e o fundador da Cachaça Seleta, uma das mais famosas de todo o mundo. Veja o vídeo!

Cachaças mais vendidas nos supermercados em 2021
No recorte nacional, na categoria cachaças e aguardentes de cana, a 51 é a mais vendida nos supermercados, seguida por Velho Barreiro, Ypióca e Pitú.

Isso significa que a Paraíba é o estado onde se bebe mais no Brasil? Se formos falar especificamente em cachaça, abrindo mão do rigor científico, pode-se afirmar que sim. A produção da cachaça paraibana – estimada em 12 milhões/litros ano – é, em sua maior parte, direcionada ao consumidor local.

A cachaça cearense Aviador Prata, fabricada no Sítio Uruoca, no interior de Viçosa do Ceará, conquistou o título de melhor cachaça do mundo no concurso internacional London Competitions. O fabricante também levou o segundo lugar com a Cachaça Aviador Premium Ipê.