Quem livra o lobo sacrifica a ovelha?

Perguntado por: rcosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha. Victor Hugo - Pensador.

Portanto é bem claro que quando Jesus diz que ele nos enviará como ovelhas em meio a lobos, ele quer dizer que nós seremos tratados da maneira como lobos tratam ovelhas.

Eles são criaturas produtivas, gentis, amáveis que só machucam umas às outras por acidente. E então há os lobos, e os lobos alimentam-se das ovelhas sem perdão. Você acredita que há lobos lá fora que irão se alimentar do rebanho sem perdão? É bom que você acredite.

Jesus Cristo explicou aos fariseus o significado da parábola. Disse que aqueles que pecam são como a ovelha perdida. Assim como o pastor quis salvar a ovelha perdida, Jesus quer salvar aqueles que pecam.

A parábola da ovelha perdida mostra quanto Deus no ama, mesmo quando nos desviamos para o pecado. Deus sai em nossa busca e fica feliz quando uma de Suas “ovelhas” se arrepende e volta para Ele. Jesus contava parábolas para explicar verdades importantes de uma maneira que todos podem entender.

Uma ovelha que não seja tosquiada, e que mantenha a sua lã para o verão, vai sobreaquecer e perder a capacidade de regular a temperatura corporal no tempo quente. Além disso, também há o aumento de peso que causa desconforto ao animal e atrapalha sua mobilidade.

Não é com passividade, mas com prudência e determinação que age uma ovelha de Jesus. Ela trabalha, corre atrás, luta, faz a sua parte, previne-se, não se expõe ao mal nem ao perigo. Uma ovelha de Jesus pensa, raciocina, medita e confia na graça de Deus, mas nunca deixa de fazer a sua parte.

Na expressão "Quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha", temos que um indivíduo que resolve não punir um tipo de pessoa malvada, pode estar punindo futuramente um tipo de pessoa boa. Isso acontece porque o lobo é tido como uma figura perversa, que geralmente mata as ovelhas para se dar bem.

A ovelha é atrelada também a felicidade e a caridade. A expressão “guardar o rebanho”, para muitos cristão, está intimamente ligada ao procurar fazer o bem sem olhar a quem e pensar e dar prioridade para o que nos faz feliz!

Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os conhecerão pelos que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. (Mateus 7:15-16).

Em geral, uma alcateia não é muito grande — reúne de seis a oito lobos —, porém é possível encontrar grupos de até 20 indivíduos. Analisando esse contexto, a comunicação parece um pouco difícil, não é mesmo? Mas não é! Eles conseguem se comunicar com os seus uivos, sons e gestos.

Morais. Mentir acaba sempre por trazer as suas consequências. Ninguém acredita num mentiroso, mesmo quando ele diz a verdade.

O pastor era muito bom e carinhoso. Protegia as ovelhas dos animais selvagens e as vigiava à noite. Certo dia, uma das ovelhas se perdeu. O pastor deixou as outras 99 ovelhas num lugar seguro e saiu em busca da que estava faltando.

Em toda a história do mundo, se você procurar em todas as idades e populações, você não encontrará noventa e nove pessoas que não tinham a necessidade de arrependimento. Todos nós somos as ovelhas perdidas. E todos nós estamos sendo procurados com fervor pelo Bom Pastor.

Ao longo dos séculos, essa parábola foi tradicionalmente interpretada como uma conclamação à ação para trazermos de volta as ovelhas perdidas e estendermos a mão aos que se perderam.

6 E chegando à casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. 7 Digo-vos que assim haverá mais alegria no céu por um pecador que se aarrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

O pastor é alguém que se dedica a domesticar, alimentar e guardar animais como ovelhas, cabras e outros. A função do pastor é cuidar de seus animais, garantindo a saúde, a segurança e o bem-estar de cada um deles.