Quem limpa o frasco de aspiração?

Perguntado por: aamorim2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

Conforme a Resolução 557/2017 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o enfermeiro tem autonomia para realizar o procedimento de aspiração de vias aéreas.

Montar o aspirador preferencialmente em vácuo. Manter durante a aspiração uma pressão entre 80 e 120mmHg (maior pode provocar traumas). Cada manobra de aspiração deve durar de 10 a 15 segundos. Deve-se deixar o paciente descansar por 20 a 30 segundos entre as aspirações.

Quando esse procedimento de aspiração de paciente internado em hospital é realizado pela equipe de enfermagem a responsabilidade pela prescrição da assistência, acompanhamento e supervisão da atividade é ato privativo do Enfermeiro.

CONSIDERANDO que a aspiração das vias aéreas é um procedimento invasivo, prioritariamente deverá ser realizado pelo enfermeiro, nos casos de emergência, poderá ser realizado pelo Técnico de Enfermagem, sob a supervisão do enfermeiro.

Nós do Controle de Infecção indicamos aspirar primeiramente boca, com a finalidade de minimizarmos as microbroncoaspirações. Em seguida desprezar a sonda e luva e calçar luvas estéreis, pegar uma nova sonda e aspirar TOT ou traqueostomia e em seguida aspirar narinas.

002/2009 concluiu ser competência do auxiliar e do técnico de enfermagem a realização da aspiração endotraqueal e da traqueostomia, exceto nos casos de pacientes graves, quando passar a ser privativa do enfermeiro.

A aspiração da cânula traqueal é um cuidado frequente na rotina dessas famílias, a este respeito, conforme estudo, as sondas de aspiração podem ser usadas mais de uma vez antes de serem descartadas no lixo, se o paciente necessitar de aspirações frequentes.

Cuidados com o paciente traqueostomizado
No hospital, esses cuidados são feitos pela equipe de enfermagem. Contudo, alguns pacientes podem manter a traqueostomia por um período maior ou até mesmo para a vida toda.

A maioria dos estudos recomenda que a duração de cada evento de aspiração não exceda 15 segundos [1,19,26-28]. Se necessário, o procedimento de aspiração pode ser repetido após o tempo suficiente para retornar a ventilação e a SpO2 ao valores da linha de base 5.

O tempo entre a introdução e a retirada da sonda deve durar no máximo de 10 a 12 segundos enquanto houver secreção, mantendo uma pausa entre uma introdução e outra da sonda (no máximo, três vezes, no intervalo de 1 minuto);

O ideal é fazer a aspiração nasal no máximo três vezes ao dia. O uso excessivo pode levar a traumas na mucosa do bebê, causando inflamações, edemas e sangramentos.

Auxiliar equipe em procedimentos invasivos; auxiliar em reanimação de paciente; aprontar paciente para exame e cirurgia; efetuar tricotomia; coletar material para exames; efetuar testes e exames (cutâneo, ergométrico, eletrocardiograma); controlar administração de vacinas.

Legalmente a aspiração deve ser realizada pelo Enfermeiro ou Fisioterapeuta, porém é permitido que em situações de emergência, o técnico realize este procedimento para garantir a permeabilidade das vias aéreas.

As Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica (AMIB, 2013) destacam que é função do enfermeiro manter o tubo traqueal fixado e centralizado com fixador adesivo ou cadarço para que ocorra uma distribuição homogênea da pressão do balonete na traqueia.

Existem basicamente três tipos de aspiração: naso- traqueal, orotraqueal e endotraqueal.

A aspiração é um procedimento que envolve a remoção de secreções da traqueia e dos brônquios por meio de uma sonda inserida na boca, nariz ou um orifício traqueal, traqueostomia ou tubo endotraqueal, a retirada da secreção precisa ser asséptica, atraumática e eficaz.

A aspiração pode ser realizada de três tipos diferentes: pela boca (orotraqueal), pelo nariz (nasotraqueal) ou pela entrada de traqueostomia (endotraqueal).

Segundo o otorrinolaringologista Antonio Nassif Filho, da Otorrinos Curitiba, a forma de correta de respirar é, sim, pelo nariz. “Todos nós precisamos respirar pelo nariz pois as principais funções dele são aquecer, umidificar e filtrar o ar inspirado.

( ) Caso um paciente necessite aspiração da orofaringe e da nasofaringe, a sequência correta é aspirar primeiro a boca e depois o nariz.

Ele executa ações como a assistência no planejamento das atividades, no cuidados de pacientes graves, auxilia também na execução de programas de assistência integral à saúde e executa atividades de assistência direta de enfermagem ao paciente, exceto as privativas do enfermeiro, restringindo suas ações ao nível médio ...

Que cuidados básicos o enfermeiro deve ter ao aspirar uma traqueostomia ou tubo orotraqueal do paciente internado? Manter o paciente em jejum e usar máscara N95. Usar técnica limpa e luva de procedimento. Verificar os sinais vitais e extremidades.