Quem libertou os judeus?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertou Auschwitz, o maior e mais terrível campo de extermínio dos nazistas.

As tropas soviéticas chegaram a Auschwitz, hoje Polônia, na tarde de 27 de janeiro de 1945, um sábado. A forte resistência dos soldados alemães causou um saldo de 231 mortos entre os soviéticos. Oito mil prisioneiros foram libertados, a maioria em situação deplorável devido ao martírio que enfrentaram.

Com poucas opções de emigração, dezenas de milhares de sobreviventes do Holocausto, agora desabrigados, migraram para outros territórios do oeste europeu. Naqueles territórios, os sobreviventes foram acomodados em centenas de centros para refugiados e campos para deslocados de guerra.

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade e contou com a participação brasileira a partir de 1944, com o envio de aproximadamente 25 mil soldados, que lutaram no fronte de batalha do norte da Itália.

Desde os tempos bíblicos, os judeus são um povo com uma fé monoteísta, o judaísmo, que representa um componente tanto religioso quanto nacional. Por volta do século XVIII, a maioria dos judeus do mundo vivia na Europa Oriental, onde foram confinados a guetos e tinham pouca interação com as sociedades ao seu redor.

Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, foram muitos os cidadãos de origem judaica que procuraram refúgio em terras brasileiras, fugindo das perseguições nazistas. Esse tema foi abordado em pesquisa pela doutora em psicologia e professora da UCS Bruna Krimberg von Muhlen.

Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa

Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011) foi uma brasileira reconhecida como “Justa Entre as Nações”. O título é dado por Israel por pessoas que se arriscaram a ajudar judeus durante a Segunda Guerra, mesmo sem partilhar da mesma religião, como é o caso de Aracy.

Recebia como alimentação apenas pão de manhã e sopa à noite.

Auschwitz hoje
Auschwitz está aberto ao público como o Memorial e Museu Auschwitz Birkenau. É também o único campo de concentração listado no Patrimônio Mundial da UNESCO. Ele recebe milhões de visitantes a cada ano. Em 2019, 2 milhões e 320 mil pessoas de todo o mundo visitaram Auschwitz.

Entre os campos de concentração instalados na Polônia, os mais mortíferos foram: 1. Auschwitz-Birkenau. Período de operação: de abril de 1940 a janeiro de 1945.

Muitas pessoas foram responsáveis pela realização do Holocausto e da “Solução Final”. No mais alto nível, Adolf Hitler inspirou, ordenou, aprovou e apoiou o genocídio dos judeus da Europa. No entanto, Hitler não agiu sozinho, outros líderes nazistas coordenaram, planejaram e implementaram diretamente o Holocausto.

Os judeus considerados improdutivos eram frequentemente os primeiros a serem mortos a tiros ou deportados pelos nazistas. O trabalho judeu, mesmo forçado, era considerado dispensável. O extermínio dos judeus tornou-se a prioridade única dos nazistas.

Durante o holocausto, cerca de 6 milhões de judeus foram exterminados. De uma população de 3 milhões de judeus na Polônia, menos de 500 mil restaram em 1945.

Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).