Quem libertou a Itália?

Perguntado por: zmartins . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

O Duce foi localizado e libertado pelos alemães e a Itália ficou então dividida em duas zonas: o norte tinha um governo fantoche e colaboracionista, montado pelos alemães e liderado por Mussolini; o sul ficou sob comando das forças monarquistas e liberais, liderado por Badoglio.

Em 12 de setembro de 1943, homens da SS nazista, comandados por Otto Skorzeny e a mando de Adolf Hitler, libertaram Benito Mussolini, prisioneiro desde julho no Abruzzo, região no norte da Itália.

Batalhas que o Brasil participou na Segunda Guerra Mundial
Os soldados brasileiros chegaram no dia 16 de julho de 1944 à Itália. Lutando ao lado do exército dos EUA, os brasileiros conseguiram expulsar o Exército alemão que ainda resistia no norte da Itália.

A campanha na Itália terminou somente em maio de 1945 com a rendição do Exército Alemão.

Além de subverter todos os pilares democráticos do país ao pregar o nacionalismo revolucionário, estabeleceu uma autoridade ditatorial por meio ilegais, assassinou seus inimigos políticos, aprovou invasões, reprimiu a classe trabalhadora, privou a liberdade de expressão e priorizou os ricos — o líder fascista conseguiu ...

Mussolini

Em abril de 1945, Mussolini foi capturado, enquanto fugia da Itália, por guerrilheiros italianos que lutaram pela derrubada do fascismo. O líder fascista foi executado por um pelotão de fuzilamento em 28 de abril de 1945, e seu corpo foi levado para exposição em praça pública na cidade de Milão.

O lema "Deus, pátria, família e liberdade" também foi usado em 2022 pelo então candidato à presidência da República Kelmon Luís da Silva Souza do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), um autodeclarado padre ortodoxo que chegou a palestrar em um congresso organizado pela FIB.

Um dos personagens centrais da ascensão do fascismo na Europa, o ex-todo-poderoso Benito Mussolini morreu fuzilado pelos próprios italianos no dia 28 de abril de 1945.

Mussolini e a Ditadura Fascista
Mussolini se definia como reacionário, antiparlamentarista, antidemocrático, antiliberal e antissocialista. Após sofrer um atentado em 1926, fechou os jornais de oposição, dissolveu os demais partidos e perseguiu seus líderes.

Conhecidos como pracinhas, os 25 mil soldados veteranos da então Força Expedicionária Brasileira (FEB), criada em 1943, foram enviados à Itália para missões importantes, como a batalha de Monte Castello. Cerca de 500 deles morreram nos conflitos.

A intervenção pode ocorrer se uma parte do País se declarar independente (o que é crime, pois, segundo a Constituição, a República Federativa do Brasil é uma união indissolúvel entre estados, municípios e Distrito Federal).

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial em 30 de junho de 1944, ao lado dos países aliados, isto é, Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e as resistências civis-militares de países como a França.

Com o início da Primeira Guerra Mundial, a Itália se recusou a ingressar no conflito com austríacos e alemães e abandonou a Tríplice Aliança em 1915. Isso aconteceu porque ela foi convencida a aderir à Tríplice Entente, declarando guerra contra alemães e austríacos no mesmo ano.

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

Continuar lendo Quem libertou os judeus?