Quem levava as cartas de Paulo para as igrejas?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 14 votos

O versículo inicial da Primeira Epístola aos Coríntios indica que ela foi enviada pelo Apóstolo Paulo e um discípulo chamado Sóstenes, que pode ter servido como escrevente de Paulo (ver 1 Coríntios 1:1).

— Paulo iniciou as comunidades cristãs e propiciou a expansão do cristianismo; esse é um fato incontestável, que sem dúvida abriu fronteiras ao evangelho. E, para continuar se comunicando com as diversas comunidades, ele escreveu cartas, usou um instrumento de comunicação.

O apóstolo Paulo ajudou a liderar a Igreja depois que Jesus morreu. Naquela época, não havia telefone nem internet. Por isso, Paulo escrevia cartas aos membros da Igreja.

Ele escreveu a carta quando estava prisioneiro por amor ao Cristo (Epístola aos Efésios, capítulo 3, versículo 1; capítulo 4, versículo 1; capítulo 6, versículo 20), provavelmente em Roma. Por isso, é conhecida como uma das quatro cartas chamadas de "Epístolas da Prisão".

Fundada ainda antes da colonização grega, conheceu a presença grega a partir dos século XI, X a. C., sendo a mais antiga cidade fundada por povos gregos na costa da Ásia Menor. De acordo com a lenda, foi fundada ou por Amazonas ou pelos também míticos Éfeso e Coresso.

Desta forma, os pais da igreja primitiva produziram cartas e orientações para nova comunidade, com objetivos de capacitar, motivar e orientar sobre os propósitos de Deus, mantendo a comunidade unida diante dos ataques e perseguições que caiam sobre todos que testemunhavam a fé cristã.

A epístola pastoral é um livro canônico do Novo Testamento escrito por Paulo de Tarso. São três e agrupados desde os primeiros séculos do cristianismo num só corpus; Primeira Epístola a Timóteo e Segunda Epístola a Timóteo, dirigidas a Timóteo de Éfeso, e a epístola para Tito de Creta.

Ensina-os a forma correta de adorar e dá conselhos a mulheres casadas, maridos, filhos, pais, servos e senhores (patrões). Ele encerra a epístola aos Colossenses com elogios, saudações, instruções finais e bênçãos.

Lutou muito para difundir o cristianismo à luz dos ensinos de Jesus. A igreja cresceu, surgiram problemas e Deus o usou para ajudar os crentes a prosseguirem na fé. Escreveu várias cartas que foram direcionadas às necessidades das igrejas daquela época que se refletem também nas igrejas de hoje.

Epístolas da Prisão é como são conhecidas as quatro cartas do Novo Testamento da Bíblia, escritas pelo apóstolo Paulo, quando se encontrava em cárcere em meados do século primeiro em Roma. As quatro cartas que formam a Epístolas da Prisão são: Efésios. Filipenses.

2 Timóteo

Em ordem cronológica, parece que 2 Timóteo é a última epístola escrita por Paulo no Novo Testamento (ver 2 Timóteo 4:6). Ela contém algumas reflexões de Paulo quanto às bênçãos e dificuldades inerentes ao serviço como “pregador, e apóstolo, e mestre dos gentios” (2 Timóteo 1:11).

Epístola aos Tessalonicenses

Acredita-se que a Primeira Epístola aos Tessalonicenses seja a mais antiga epístola escrita por Paulo que ainda exista hoje e é possível que seja o livro mais antigo do Novo Testamento.

Epístolas Gerais
São chamadas dessa forma devido a serem direcionadas, em sua maioria, aos cristãos em geral. Seus autores são Tiago, Pedro, João e Judas.

A Turquia, banhada pelos mares Mediterrâneo, Egeu, Negro e Mármara, é um destino imperdível por ser o local que abriga, entre outras preciosidades, as Sete Igrejas da Ásia Menor (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia), para as quais foram enviadas as cartas do apóstolo João com as revelações ...

três anos

Paulo partiu de Antioquia da Síria e foi, novamente, à Galácia e à Frígia. Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.