Quem leva uma intimação?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

A intimação é entregue por meio dos oficiais de justiça. Há uma crença de que, se a pessoa não aceitar receber o documento de intimação, ou não assinar o recibo de ciência, ela não poderia sofre qualquer penalidade. Todavia, os oficiais de justiça têm “fé pública”.

Como saber o motivo de um mandado de intimação? Para saber o motivo do mandado de intimação basta observar a própria peça quando se é intimado, pois nela contém a descrição do assunto, o número do processo, a vara, a comarca em que está tramitando o processo e o nome das partes envolvidas.

Uma intimação é uma comunicação por escrito, que obriga a pessoa a fazer algo (ou deixar de fazer) em base à Lei. Pode ser de vários tipos, sendo a judicial um dos mais conhecidos.

A intimação policial é entregue por meio de carta (correios), pessoalmente por policiais e, atualmente, até mesmo por Whatsapp ou e-mail.

A publicação, como visto, se dá no momento da inserção nos autos, enquanto a intimação se dará mediante a veiculação no Diário da Justiça. Assim, é a partir da intimação da sentença, e não da sua publicação, que o prazo para recurso é deflagrado.

Para consultar a intimação, o contribuinte deve acessar o serviço Consulta Intimação, disponível em Restituição e Compensação, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

Conforme previsão na lei processual, os prazos constantes no mandado podem ser de 3, 5 ou 15 dias.

Tipos de intimação
A intimação pode ser judicial ou extrajudicial. A judicial é a notificação que o juízo encaminha para os envolvidos no processo avisando sobre medidas a serem tomadas, convocando as partes para tomar ações, dando ciência quando prolatada uma sentença, entre outras ações.

A função da intimação judicial é informar a todos os interessados o que está ocorrendo e o que deve ser feito em um litígio. O Novo Código de Processo Civil (CPC), a Lei 13.105/15 define a intimação no artigo 269 como: “Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos do processo.”

R: A intimação policial ocorre ou porque você é testemunha de algum fato criminal ou porque você é investigado em algum inquérito policial.

A intimação policial ocorre quando existe uma investigação em andamento. É fundamental que acate e compareça à delegacia no dia e horário informado no documento, sob pena de responder por crime de desobediência previsto no art. 330 do Código Penal.

Cabe então requerer uma certidão aos órgãos encarregados da investigação criminal (Polícia Judiciária ou Ministério Público) para que indiquem se há menção ao seu nome em algum inquérito policial ou procedimento investigatório criminal. É o que garante o artigo 5º, XXXIV, “b”, da Constituição.

A parte citada/intimada tem a oportunidade de apresentar defesa/contestação. Vale lembrar que o mais importante em processo são as provas. É dizer, tanto o que acusa, como o que defende precisará de comprovações, não somente alegações. Em simples palavras, alegar é uma coisa, provar é outra.

Olá, A intimação para comparecer em juízo não pode ser desconsiderada, ou seja, você deve ir no dia e hora marcados.

Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos do processo”. Durante o andamento de uma disputa judicial, ações são realizadas por todas as partes (autor, réu, juízo…), conferindo os ritos necessários para o andamento correto do processo.