Quem leva a plaquinha no casamento e o quê?

Perguntado por: epilar7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

O pajem e a dama podem desenvolver diversas funções, além da tradicional entrada com as alianças. Muitos costumam carregar plaquinhas com frases curtas de amor e desejando felicidades ao casal ou, até mesmo, anunciar a entrada dos pombinhos.

A palavra demoiselle vem do francês e significa “donzela”. Esse termo se refere às damas de honra adultas ou adolescentes. No casamento, elas são as verdadeiras confidentes da noiva! A função principal da demoiselle é acompanhar a noiva em todos os preparativos para o casamento.

Iniciando pelo lado oposto de sua família, o noivo pelo lado da noiva e a noiva pelo lado do noivo; em seguida, os padrinhos saem na frente ou depois dos noivos (isso depende da igreja e dos noivos). Os pajens e daminhas sempre saem na frente dos noivos, seja antes ou depois dos padrinhos.

O papel da florista no casamento: A função da florista é anunciar a chegada da noiva. Tradicionalmente, ela carrega uma cesta com pétalas de flores, as quais joga pelo caminho, preparando o caminho para a noiva, deixando mais bonito e enfeitado.

Segundo a tradição os noivos ficam responsáveis pelos gastos envolvendo as roupas e os detalhes do look das daminhas e pajens. No entanto, isso não é uma regra e, dependendo da proximidade dos noivos com os pais das crianças, isso pode ser conversado.

A missão da florista (dama ou pajem) é jogar pétalas de flores ao longo da nave para que a noiva entre com um caminho de pétalas até o seu amor. Outra ideia é a florista entregar uma flor para cada convidado durante sua entrada. É um charme!

Vestido da florista
Os vestidos podem ser tanto coloridos, com os tons da paleta do casamento, como brancos, como o vestido de noiva. Não existe um protocolo para o vestido ou para o penteado para a florista do casamento.

12 anos

Quem pode ser florista no casamento? A maioria das floristas possuem idade entre 5 a 12 anos, mas isso também não é regra! Para ocupar esse papel tão especial no casamento, os noivos optam por escolher crianças próximas ao casal e que consigam realizar essa entrada de honra.

Então você pode fazer com que as suas amigas mais próximas, ou então as primas mais próximas sejam as demoiselles, que são as damas adultas. Elas podem carregar as alianças e podem ser floristas, porque elas vão ser pessoas especiais.

O que as demoiselles podem levar na cerimônia de casamento? Tradicionalmente as damas de honra adultas entram com um pequeno buquê de flores na cerimônia, no entanto, você pode colocar a criatividade em prática e escolher algo totalmente personalizado de acordo com o estilo do seu casamento para suas demoiselles.

As demoiselles normalmente capricham no figurino, entram desacompanhadas, com um pequeno buquê nas mãos, as alianças, pétalas de rosa e o que o casal preferir que seja entregue no momento da cerimônia aos noivos.

Não existe número mínimo de crianças também
Além disso, a noiva pode optar por chamar algumas amigas para fazer o papel de dama de honra ou o casal pode decidir fazer uma homenagem às avós, convidando-as para levar as alianças. Em ambos os casos, é possível ter apenas uma daminha ou um pajem – ou mesmo nenhum.

No que diz respeito às alianças, estas devem colocar-se no dedo anelar esquerdo. Quem as entrega ao sacerdote é a dama de honra o pagem ou o padrinho. Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo.

A quantidade ideal de Pajens e Daminhas do Casamento
Não existe um limite quanto a quantidade de pajens e daminhas que irão participar da cerimônia do casamento, porém é preciso ter cautela quanto a isso, pois o exagero pode tornar a cerimônia cansativa e muito extensa tanto para vocês, noivos, como aos convidados.

O que diferencia uma florista de uma daminha ou pajem é o que cada uma carrega consigo além da ordem de entrada na cerimônia. Enquanto a florista espanta as más energias e anunciam a entrada da noiva, a daminha de honra e/ou pajens são responsáveis por trazer as alianças até o padre ou cerimonialista, no altar.