Quem leu o livro da lei para todo o povo?

Perguntado por: dparis . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4 / 5 18 votos

Esdras lê o Livro da Lei diante do povo. 8 1Quando chegou o sétimo mês e os filhos de Israel já estavam morando nas suas cidades, todo o povo se reuniu, como um só homem, na praça, diante do Portão das Águas. E pediram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia ordenado a Israel.

18 Dia após dia, desde o primeiro até o último dia da festa, Esdras leu o Livro da Lei de Deus.

2 Crônicas 34. 14 Enquanto recolhiam a prata que tinha sido trazida para o templo do Senhor, o sacerdote Hilquias encontrou o Livro da Lei do Senhor que havia sido dada por meio de Moisés. 15 Hilquias disse ao secretário Safã: "Encontrei o Livro da Lei no templo do Senhor". E o entregou a Safã.

Foi quando estavam concertando o templo de Jerusalém, os servos de Josias encontraram o livro da lei de Moisés, em seguida ele ordenou que fosse lido em público. Anosdepois Josias incentivou a celebração da Páscoa Judaica, que teve grande repercussão entre todas as celebrações desde o reinado de Samuel.

Esse “livro da lei” é considerado o primeiro esboço do Deuteronômio. No Reino do Sul (Judá), o livro passou por várias releituras e mudanças ao longo dos séculos seguintes. A primeira reforma foi feita pelos levitas, que migraram do Norte, durante o reinado de Ezequias (716-701 AC).

O livro de Esdras faz parte do Velho Testamento, e é continuação do segundo livro de crônicas. A tradição atribui este livro a Esdras, um escriba e sacerdote, descendente de Arão, e que dedicou a vida a estudar e ensinar a palavra de Deus durante o exílio dos israelitas na Babilônia.

O objetivo da missão dele era ver como estava à condição espiritual do povo judeu. Com as ofertas ele teria que comprar animais e outros produtos para serem utilizados nos sacrifícios. Esdras tinha também autoridade para nomear magistrados e juízes que julgassem o povo além do rio Eufrates.

Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei. Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.

O livro de Esdras nos lembra que sempre será tempo de buscarmos reforma e avivamento no povo de Deus. O livro de Esdras nos conforta e consola com o fato de que Deus nunca deixará de cuidar daqueles que são dEle, não importando a distância que este povo tenha percorrido fugindo de Seu Deus.

A lei de Deus é a expressão do caráter de Deus e contem Dez Mandamentos, conforme registrados em Êxodo 20:2-17 e Deuteronômio 5:1-21. “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. [1]Não terás outros deuses diante de mim.

Ciro, o Grande, é o único gentio (pagão) a ser tratado como messias pela bíblia. Ciro II libertando os hebreus do Cativeiro da Babilônia e restituindo as suas posses, o que lhe valeu um lugar de honra na história do credo judaico-cristão.

Crowley

Crowley escreveu o Livro da Lei no Cairo, Egito, nos dias 08, 09 e 10 de abril de 1904, entre o meio-dia e as 13h.

4 Porque sucedeu que, quando destruiu aJezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.

Josias ouviu as palavras e ficou triste porque seu povo não obedecia ao Senhor. Ele rasgou suas roupas para mostrar que estava triste. Ele disse a Hilquias para perguntar ao Senhor o que eles deveriam fazer.