Quem lê poesia no Brasil?

Perguntado por: gribeiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade estão entre os mais lidos e, entre os regionais, Helena Kolody e José Paulo Paes estão na dianteira.

Ferreira Gullar

Maior poeta brasileiro vivo, o maranhense Ferreira Gullar completa hoje 85 anos de vida.

Quando buscamos no dicionário o significado para a palavra leitor, encontramos duas definições: (1) aquele que lê para si, mentalmente, ou para outrem, em voz alta, textos escritos; e (2) aquele que tem o hábito de ler.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".

A poesia, como qualquer outra forma de criação artística, é um dos pilares das humanidades. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e da imaginação, o poema transmite conhecimento e valores humanos. Melhor ainda, ele molda o ser humano, de corpo e alma. A arte não raciocina.

COMO E POR QUE LER A POESIA BRASILEIRA N...
Uma espécie de guia sem preconceitos, academicismos ou caretices, emoldurando-se mais como um sarau poético para o qual são convidados os iniciantes e os iniciados, os amadores e os amantes dessa arte que canta e encanta. "A poesia traz a promessa de prazer", afirma Moriconi.

O livro estético (ficção ou poesia) proporciona ao pequeno leitor a oportunidade de vivenciar a história e as emoções, colocando-se em ação por meio da imaginação, permitindo-lhe uma visão mais crítica do mundo.

A história da poesia do Brasil começa no século XVI, o primeiro século da colonização, com a chegada dos padres da Companhia de Jesus ou, mais exatamente com José de Anchieta, jovem jesuíta das Canárias, evangelizador e mestre, que, segundo a tradição, escreveu 4072 versos latinos à Virgem nas areias da praia de ...

Geoffrey Chaucer (c. 1343 – 25 de outubro de 1400) foi um escritor, filósofo, cortesão e diplomata inglês.

Hoje ganha entre 2 000 e 5 000 reais por mês com a participação em workshops e palestras sobre o assunto. A repercussão de suas atividades chamou a atenção da editora Bertrand Brasil, que o convidou a publicar um compilado das obras.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

Gregório de Matos Guerra

Gregório de Matos Guerra, poeta baiano do século XIX, é considerado o primeiro poeta genuinamente brasileiro de nossa literatura.

São eles: “A Máquina do Mundo”, “Procura da Poesia”, “Áporo” e “Flor e a Náusea”, de Carlos Drummond de Andrade; “O Cão Sem Plumas”, “Tecendo a Manhã” e “Uma Faca Só Lâmina”, de João Cabral de Melo Neto; “Invenção de Orfeu”, de Jorge de Lima; “O Inferno de Wall Street”, de Sousândrade; “Marília de Dirceu”, de Tomás ...

Lines on the Antiquity of Microbes

No site “o menor poema do mundo” (worldsshortestpoem.com), podemos encontrar um texto que é identificado como o menor poema documentado na história. O título é “Lines on the Antiquity of Microbes” (a tradução livre pode ser algo como “Linhas na Antiguidade dos Micróbios”) e não há um consenso sobre sua autoria.

1. Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) Poeta modernista mineiro, Drummond é considerado um dos maiores poetas brasileiros do século XX.

Socidedade sem criatividade, com péssima comunicação, completamente alienada e ainda prejudicando no desenvolvimento da nação, são apenas algumas das conseqüências da falta da leitura.

A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

O artigo a seguir objetiva apresentar quatro tipos de leitores: o leitor contemplativo, o movente, o imersivo e o ubíquo e como este estudo propende contribuir para o enriquecimento de aprendizagens relacionadas à leitura.

O trabalho de um poeta é essencialmente de comunicação, seja expressando ideias em um sentido literal, como escrever sobre um evento ou lugar específico, ou metaforicamente. Os poetas existem desde a antiguidade, em quase todos os idiomas, e produziram obras que variam muito em diferentes culturas e períodos.