Quem lê de trás pra frente?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Palíndromo, do grego palin (novo) e dromo (percurso), é toda palavra ou frase que pode ser lida de trás pra frente e que, independente da direção, mantém o seu sentido.

Omissíssimo

Omissíssimo é o maior palíndromo da língua portuguesa, com 11 letras. É o superlativo de omisso e exprime algo “muito negligente”, “omisso ao extremo”.

...o que significa e de onde vem a palavra palíndromo? Palíndromo, segundo o dicionário Houaiss, “diz-se de ou frase ou palavra que se pode ler, indiferentemente, da esquerda para direita ou vice-versa”: osso, Ana, radar, Renner, Roma é amor, orava o avaro, socorram-me subi no ônibus em Marrocos...

Exemplos de palíndromos com nomes

  • Ada.
  • Ana.
  • Hanah.
  • Maram.
  • Nahan.
  • Natan.
  • Oto.
  • Reinier.

Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Isso porque, segundo o texto da PUC, ler melhora o funcionamento cerebral, o que atrasa o aparecimento de sintomas de doenças como demência e Alzheimer.

De acordo com pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer) e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Augusto Buchweitz, ler pode atuar como um exercício que estimula o cérebro. “O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental.

Ao iniciar uma leitura, o cérebro passa a receber uma série de estímulos que não acontecem em nenhuma outra atividade e novas sinapses acontecem em regiões bem distintas, como nas regiões ligadas à visão, quando lemos um livro que estimula a imaginação.

Exemplos de palíndromos mais conhecidos
Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos! Amor a Roma. Lava esse aval.

A palavra mais longa do mundo será o termo inglês: "methionylthreonylthereonyl(…) isoleucine". Este termo, que conta com nada menos do que 189.819 letras, é a designação química da maior proteína existente: a Titina.

Um palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita. Num palíndromo, normalmente são desconsiderados os sinais ortográficos, assim como o espaços entre palavras.

Palavra, grupo de palavras, verso ou número que se lê da mesma maneira da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda (ex.: sopapos é um palíndromo).

O próximo palíndromo em uma data ocorrerá apenas daqui a oito anos, em 3 de fevereiro de 2030 (03022030). Já o último evento do tipo, antes desta terça-feira, foi registrado há dois anos, no dia 2 de fevereiro de 2020 (02022020).

O que torna o palíndromo de hoje especial é que é a última vez neste século que ocorre uma data palíndroma formada por apenas dois algarismos: 2 e 0. A próxima será apenas em 30/03/3003. Mas não para por aí. Como se não bastasse ser um palíndromo, a grafia da data de hoje também forma um ambigrama.

A mais recente data palíndromo com oito dígitos e variação de apenas dos números ocorreu em 02/02/2020 (também com dois e zero). Depois desta terça, ela só voltará a ocorrer no próximo século, em 21 de dezembro de 2112 (21/12/2112, com os números dois e um).

Uma palavra é dita palíndroma quando possui o mesmo significado se lida da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda.

02-2022

22-02-2022: um palíndromo como esse, só no século 22 | Nexo Jornal.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

Classe social, nível educacional e gênero não influenciavam no resultado final. Portanto, pelas contas avaliadas pelos estudiosos, ler um livro por apenas meia hora por dia já é capaz de aumentar a longevidade.

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que pessoas que leem ficção têm mais tendência a aceitar pensamentos ambíguos e passam a entender diferentes aspectos de um mesmo assunto.

Leitura superficial: ler rapidamente sem entender nada
Um hábito que hoje é considerado normal, mas que é preocupante considerando o tempo e o entendimento que os mais jovens dedicam à leitura.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.