Quem julga o papa?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O novo motu proprio, decreto de uso exclusivo do líder da Igreja Católica, torna o Tribunal do Vaticano, primeiro instância do sistema judiciário na cidade-estado, competente para julgar essas duas categorias.

Mas "toda a história da evangelização nestes dois milênios", escreve o Papa, "manifesta com grande evidência como foi eficaz a missão dos catequistas", que asseguraram que "a fé fosse um válido sustentáculo para a existência pessoal de cada ser humano", chegando ao ponto de "até dar a sua vida" para este fim.

Oficialmente, o Papa é tanto chefe de Estado quanto chefe de governo do Vaticano. No entanto, o dia-a-dia das relações diplomáticas e de gerenciamento do território é regido pelo secretário de Estado e pelo governador do Vaticano (atualmente, o cardeal Tarcisio Bertone e o arcebispo Giovanni Lajolo, respectivamente).

O papa é também o bispo de Roma e comanda a igreja universalmente. Cardeal: escolhido pelo papa para compor junto com ele o topo da hierarquia da igreja. Pode ter funções administrativas no Vaticano. Bispo: a Igreja Católica organiza-se juridicamente em regiões.

Um questionamento gerado por todo o mundo é se o Papa recebe algum salário. Contudo, é um mito, visto que ele nunca recebeu uma remuneração. No entanto, o Vaticano cobre todas as suas despesas, incluindo viagens e moradia.

Alexandre VI, ou Rodrigo Bórgia, é o nome do papa que esteve à frente da Igreja Católica de agosto de 1492 a agosto de 1503.

35 anos de idade

Para que seja consagrado, deve ter, no mínimo, 35 anos de idade e ter servido como padre durante pelo menos cinco anos.

O papa é eleito por meio da reunião dos cardeais em conclave (assembléia fechada). Cardeal - depois do papa é o mais alto dignitário da Igreja Católica. Conhecidos como príncipes da igreja, os cardeais assistem e aconselham na liderança da Santa Sé. Patriarcas - chefes das igrejas católicas que não são a Igreja Latina.

Por exemplo, o atual pontífice, Francisco, fala fluentemente espanhol, italiano e latim (embora possa ler em inglês e português, segundo o Vaticano). E outros papas como João Paulo 1º e Paulo 6º só falavam sua língua materna, o italiano, e dominavam o latim, o idioma oficial do Vaticano.

A Igreja tem de saber conservar os seus valores renovando-se. E a renovação, meus caros, quando o mandato é vitalício, se dá é com a escolha de papas mais velhos.

A poucos dias da visita do Papa Francisco ao Brasil, o gaúcho Leandro Martins realizou uma façanha que para muitos brasileiros é o sonho de uma vida: se encontrar pessoalmente com o Papa e em pleno Vaticano.

Guarda Suíça Pontifícia (em latim: Custodes Helvetici; em italiano: Guardie Svizzere) é o corpo de guarda responsável desde 22 de janeiro de 1506 pela segurança do Papa. Hoje constitui também as forças armadas da Cidade do Vaticano.

Nos dias de hoje, no entanto, o poder do clero, em especial o do papa, se resume ao ecumenismo, ao estabelecimento de diálogos pacificadores entre as diferentes religiões existentes no mundo, e a luta pelos direitos humanos (de acordo com as doutrinas da religião católica).

Na hierarquia da Igreja Católica, o cardeal só está abaixo do papa. Os cardeais compõem o conclave que elege o líder máximo da igreja, após a morte do antecessor. É freqüente que, mesmo depois de nomeado cardeal, o clérigo mantenha o seu trabalho de bispo ou arcebispo, dirigindo uma diocese ou uma arquidiocese.

Na lista de 16 cardeais com menos de 80 anos e, portanto, direito a voto em caso de conclave pela renúncia ou morte do papa, estão três latino-americanos: dois brasileiros, Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, e Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, e um paraguaio, Adalberto Martínez Flores, arcebispo de ...

O cofre da Santa Sé alimenta-se sobretudo de doações e subsídios, cobranças de aluguel, arrendamentos, venda de selos e moedas, assim como transações financeiras.

Quando ele decidiu renunciar? O Papa afirmou que a decisão de renunciar foi tomada após sua viagem ao México, em março de 2012, quando levou uma queda e sentiu o peso da idade em um voo intercontinental. Foi quando percebeu que não seria capaz de ir ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013.