Quem já viu uma estrela caindo do céu sabe dizer por que isso acontece?

Perguntado por: opeixoto3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Resposta. São estrelas cadentes , na verdade, meteoros, isto é, corpos celestes que entram na atmosfera terrestre e incendeiam-se por causa do atrito com o ar. As estrelas cadentes incendeiam-se ao entrar em nossa atmosfera e deixam um rastro de luz no céu.

Quando olhamos as estrelas e constelações no céu parece que estamos admirando um quadro. Geralmente não paramos nem para pensar em como é que estão organizados aqueles seres brilhantes e temos uma visão completamente distorcida da realidade – pois é a visão lógica que temos dos objetos aqui na Terra.

As estrelas cadentes não são fenômenos raros, pelo contrário. Apenas são pouco observadas por causa da curta duração do seu rastro luminoso e da dificuldade de visualização nos grandes centros urbanos.

As chuvas de meteoros serão abundantes em 2023. A primeira delas, chamada de Quadrantis, acontece nos dias 3 e 4 de janeiro e poderá ser vista na noite do Brasil, com “estrelas cadentes” cruzando os céus. Depois dela, outras 11 acontecerão ao longo do ano.

As estrelas piscam no céu noturno por causa de turbulências ocorridas na atmosfera, de uma forma simplista a imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu. Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes.

Para ser mais exato, aquele rastro no céu são fragmentos – ou restos – fumegantes do corpo celeste. Ele se desfaz – geralmente, entre 90 km e 130 km do chão – por conta da combinação da sua velocidade altíssima (250 mil km/h, aproximadamente) e o atrito com o ar.

A madrugada do dia 12 para 13 de agosto será o melhor momento para observar a chuva de meteoros Perseidas de 2022. De acordo com a Nasa, o fenômeno é considerado a melhor chuva de meteoros do ano, por conta da quantidade e dos longos “rastros” de luz que as rochas deixam para trás ao atravessar a atmosfera da terra.

A estrela com maior movimento próprio é a estrela de Barnard. Ela se desloca no céu por um ângulo de 10" a cada ano. Somente algumas estrelas possuem movimentos próprios maiores do que 1" ao ano. Assim, a forma das constelações que as estrelas delineam no céu pouco se altera com o tempo.

A palavra estrela aparece com frequência na Bíblia, desde a história da criação em Gênesis até sua aparição no Apocalipse. No Antigo Testamento hebraico, o termo "estrela" se referia a todos os corpos celestes, excepto o sol e a lua. Estrela da alva. Expressão de sentido similar a “estrela da manhã”.

Quando você sonhar com uma estrela destacada e brilhante, ela pode simbolizar o amor crescendo junto com o sucesso. Agora, se a luz da estrela for fraca, dificuldades financeiras podem estar por vir.

As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.

As “estrelas cadentes” entram em nossa atmosfera com uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h. A maioria delas é totalmente desintegrada antes de chegarem ao chão. Geralmente são completamente destruídas em altitudes entre 90 km e 130 km da superfície terrestre.

Numa noite escura, com o céu bem limpo, é possível observar, com alguma sorte, mais de dez estrelas cadentes por hora, às vezes acompanhadas de explosões semelhantes a um trovão abafado.

Estrelas cadentes podem, sim, realizar desejos. Principalmente se o seu desejo é ver estrelas cadentes e você não mora numa cidade encoberta pela poluição, pela luminosidade excessiva e está lendo isto no tempo certo (duplamente) - ou seja, em noites com o céu aberto e na primeira semana de maio de 2014.

Lua e Planeta (18h – 18h30). A Lua estará em conjunção com Mercúrio, bem próximo do horizonte oeste, na região da Constelação Ocidental de Peixes. Fase da Lua. A Lua chega à sua fase Nova.

Em 2023, teremos 2 eclipses solares: um total (quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol), em 20 de abril, e um anular (quando o Sol forma um anel ao redor da sombra da Lua), em 14 de outubro.

6 de maio: A primeira grande chuva de meteoros de 2024 e uma das melhores para o Hemisfério Sul do planeta neste mês, e poderá ser vista de todo o Brasil, se o tempo colaborar.

Sirius

A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

O planeta Marte continua em excelentes condições de visibilidade. Ele aparece como uma estrela avermelhada no início da noite, na direção nordeste. Sua magnitude aparente será por volta de -1.0. Saturno nasce na direção leste depois das 21h.

Portanto, uma estrela cadente dupla é uma mensagem de boa sorte no âmbito do amor e do companheirismo. Existem relatos de pessoas que encontraram seus parceiros atuais logo depois de avistarem uma estrela cadente dupla.