Quem já viu Nossa Senhora?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

-Em Fátima, Portugal, no ano de 1917, a mais conhecida e testemunhada das aparições, onde os três pastorinhos: Jacinta Marto (7anos), Francisco Marto (9 anos) e Lúcia dos Santos (10 anos), foram os felizes contempladores de Maria Santíssima.

No entanto, estima-se que a Virgem Maria tenha aparecido mais de 2.000 vezes pelo mundo, de acordo com o site The Miracle Hunter, que reúne registros das aparições marianas. Mas o Vaticano só reconheceu 16 delas. Outras 28 contam com a aprovação de bispos locais.

Atualmente, a Santa está em exposição em um nicho de ouro no Santuário Nacional de Aparecida. O local é principal ponto de peregrinação no templo, que é o maior do país.

Em cada país, em cada comunidade, em cada lar católico, a Virgem Maria é invocada das mais diversas formas, com diferentes nomes, conforme a fé e a devoção populares. Em muitos países houve aparições de Nossa Senhora e, a partir destas, surgiram muitos outros títulos marianos.

Em 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Nossa Senhora Aparecida, o Brasil celebra a sua padroeira, que passou a receber o carinho e a devoção dos brasileiros em 1717, ano que marca a descoberta da imagem.

É probabilíssima, e hoje bastante comum, a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos Apóstolos e a perseguição de Herodes Agripa, no ano 42 ou 44. Teria então uns 60 anos de idade.

Cristão ou não cristão, católico ou não, provavelmente, todos conhecem ou, pelo menos, já ouviram falar sobre Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Também conhecida como Nossa Senhora ou Virgem Maria, a mulher escolhida por Deus para ser mãe de Seu filho é uma das personalidades mais marcantes da história.

Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima são a mesmíssima pessoa: Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Ocorre que existem muitíssimas devoções diferentes tributadas a Maria: Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Boa Morte, Nossa Senhora da Purificação etc.

O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria Rosa, mãe da Lúcia, declarou: “Em 1917, no dia 13 de Maio, a Lúcia não disse nada em casa do que se tinha passado na Cova da Iria. No dia seguinte, a mãe ouviu dizer a umas vizinhas que tinham per- guntado à filha o que é que ela tinha visto.

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo.

Pela relação próxima a Maria e pela paixão por pinturas, é atribuída a São Lucas a primeira imagem da Virgem. A tradição conta que ele a retratou enquanto ela relatava, com amor, tudo o que tinha acontecido com seu Filho, Jesus.

A nossa Mãe Maria é a rainha dos anjos e sua doçura angelical é incomparável. Colocou sua delicadeza e carinho à disposição da humanidade e, como resultado, conquistou o amor de todos os seus filhos. E essa é, portanto, mais uma virtude que nos inspira a seguir os passos de nossa Boa Mãe.

Maria, passa na frente e resolve aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo que não está ao nosso alcance. Tu tens poderes para isso. Vai, Mãe, vai acalmando, serenando e amansando os corações, vai acabando com o ódio, os rancores, mágoas e maldições.

Nesta semana a coroa doada pela princesa Isabel quando estava em visita a Aparecida em 1868. Esta coroa é usada na Imagem de Nossa Senhora Aparecida até os dias atuais.