Quem já emagreceu com sinvastatina?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

A sinvastatina ajuda a emagrecer? Apesar de muitos acreditarem que a sinvastatina pode ajudar na perda de peso, a médica endocrinologista esclarece que o remédio não tem esse efeito, ele apenas reduz o colesterol ruim, diminuindo a gordura do sangue e desinflamando o organismo.

Sinvastatina começa a agir em cerca de 2 semanas. O médico também poderá prescrever doses mais baixas, principalmente se você estiver tomando certos medicamentos acima listados ou tiver certos tipos de doença renal.

dormência ou fraqueza dos braços e pernas; dor de cabeça, sensação de formigamento, tontura; distúrbios digestivos (dor abdominal, constipação, flatulência, indigestão, diarreia, náusea, vômitos);

Como a Sinvastatina funciona? O medicamento funciona reduzindo a produção de colesterol no fígado, considerado assim como muito eficaz para a diminuição das concentrações plasmáticas de colesterol completo.

Então, quer dizer que esse tipo de remédio para colesterol emagrece? Os sequestradores de ácidos biliares, como a colestiramina e o colesevelam, podem, sim, favorecer o emagrecimento. Mas a perda de peso não deve ser atribuída apenas a esses medicamentos, mas também às mudanças na alimentação e no estilo de vida.

Sinvastatina dá sono? Não há informações e dados estatísticos que associem a sonolência ou insônia com uso de Sinvastatina, não havendo relação entre o remédio e essas condições.

A Sinvastatina diminui a produção de colesterol no fígado, sendo altamente eficaz para reduzir as concentrações plasmáticas do colesterol total. Ela pertence à classe dos medicamentos denominados inibidores da hidroximetilglutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase.

A sinvastatina causa dor muscular em todos os casos? Não, muito pacientes usam sinvastativa por muitos meses e anos e não tem mialgia. Porém esses pacientes podem apresentam episódios de dor muscular quando fazem uso de outros medicamentos associados, principalmente medicamentos inibidores da enzima P450.

Quanto tempo demora para baixar o colesterol ruim? Em alguns casos, o tempo para o colesterol baixar pode variar de semanas a meses e, por isso, é importante realizar um acompanhamento com um profissional de saúde especializado, como o médico e/ou o nutricionista.

A medicação deve ser suspensa em caso de aumento progressivo de CPK ou piora dos sintomas. Todos os pacientes devem ser orientados a procurar atendimento em caso de desconforto muscular ou alteração da cor da urina. Se o paciente se queixar de dor, desconforto ou fraqueza muscular, a CPK deve ser dosada.

A sinvastatina deve ser suspensa caso haja aumento das aminotransferases > 3 vezes os valores normais, ou se houver dor muscular ou aumento da creatinoquinase (CPK) > 10 vezes o normal.

A dose inicial de sinvastatina geralmente é de 20 mg ou 40 mg por dia e começa a agir em cerca de 2 semanas. O médico também poderá prescrever doses mais baixas, principalmente se você estiver tomando certos medicamentos acima listados ou tiver certos tipos de doença renal.

O suco de laranja também não é uma boa opção para pessoas que tratam colesterol alto com medicamentos. O Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS), por exemplo, é enfático ao recomendar que quem ingere sinvastatina não deve beber o suco – a bebida potencializa os efeitos colaterais do remédio.

É conhecido como ruim por entrar nas artérias e provocar o entupimento. Se existir excesso de LDL na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Por isso o LDL é chamado de "mau" colesterol.

A sinvastatina é um remédio geralmente indicado para a redução do colesterol ruim (LDL) alto. Segundo informações do Ministério da Saúde, altas concentrações de colesterol LDL podem reduzir o fluxo sanguíneo, afetando órgãos como coração, intestino, cérebro, braços e pernas, além de comprometer a função arterial.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

Perda de peso no geral não é uma causa de aumento do colesterol ruim (LDL). No geral, perder peso causa um aumento do colesterol bom, o HDL, que pode acarretar em um aumento do colesterol total. Entretanto, o aumento do colesterol bom melhora a vida em longo prazo e diminui riscos cardíacos.

Metionina e colina, componentes ativos de Xantinon®, são nutrientes considerados essenciais para várias funções do organismo, principalmente para o metabolismo de gorduras (lipídios) e proteínas no fígado.