Quem já concluiu o ensino médio pode fazer de novo?

Perguntado por: ribrahim2 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Quem já concluiu o ensino médio, pode fazer de novo? Não. Tendo em vista que essa é uma etapa concluída, os estudantes podem fazer o ensino médio apenas uma vez. A próxima fase, então, consiste no ensino superior (graduação e pós-graduação).

Depois de concluir seus estudos no ensino médio, saiba que há um mundo de opções, que podem ser feitas inclusive ao mesmo tempo: entrar na faculdade, fazer um curso técnico, começar a trabalhar, estudar para concurso, ou até mesmo fazer um intercâmbio.

Prova pode ser feita por qualquer pessoa, mas notas para ingressar na universidade só podem ser utilizadas por quem concluiu o Ensino Médio.

Tendo em vista que essa é uma etapa concluída, os estudantes podem fazer o ensino médio apenas uma vez.

Legalmente, o processo é possível. De acordo com as leis que regulamentam o ensino do País, qualquer aluno pode avançar um ano se for constatado seu aprendizado.

É possível consultar a escolaridade pelo CPF na Secretaria da Educação. Entretanto, é importante destacar que esse órgão é estadual. Logo, a consulta só apresentará dados sobre o status do ensino médio. Outra observação é que cada estado possui uma Secretaria da Educação.

Má qualidade de vida, falta de acesso aos serviços de saúde, baixos salários, desemprego, interrupção de um futuro melhor. Uma introdução bem negativa pra falar sobre educação, mas, infelizmente, essas são algumas consequências bastante comuns aos brasileiros que não concluem o Ensino Médio.

O EJA, também conhecido como ensino supletivo, é uma modalidade do sistema educacional que forma pessoas que não conseguiram concluir a educação básica na idade adequada. Assim, quem pode fazer o EJA é quem tem acima dos 18 anos, no caso do ensino médio, ou acima de 15 para o cursar o ensino fundamental.

Para ingressar no EJA, o aluno precisa ter uma idade superior a dos alunos que estão concluindo essa fase de estudos normalmente. Para o EJA Ensino Fundamental, por exemplo, a idade é de pelo menos 15 anos completos. Já para o EJA Ensino Médio, será necessário ser maior de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental.

6. Conclusão. Hoje você viu que é possível que um estudante aprovado no vestibular ingresse na universidade sem concluir o Ensino Médio. Cabe ressaltar que, mesmo diante da incerteza sobre o posicionamento que a Justiça tomará, é comum que as ações ajuizadas sejam favoráveis aos estudantes.

Inscrição do Enem 2023: passo a passo de como fazer. Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. A inscrição do Enem 2023 poderá ser feita entre os dias 5 e 16 de junho. Todas as pessoas que estão cursando o ensino médio ou já terminaram os estudos podem participar da maior prova do país.

Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2023), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar. Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

Como é o processo seletivo sem o Enem? Se você não quer prestar o Enem, saiba que é possível ingressar em um curso superior por meio do vestibular da própria instituição de ensino. De modo geral, cada faculdade desenvolve sua prova, que pode ter diferentes estilos, número de questões, fases, entre outros.

Legalmente, o processo é possível. Se for menor de 17 anos, é preciso se emancipar, obter autorização de um juiz e realizar o exame supletivo que vale como certificado de conclusão do Ensino Médio.