Quem inventou o termo saudade?

Perguntado por: ivarela . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

O rei dom Duarte inventou a palavra “saudade” em Leal Conselheiro, considerado por alguns pesquisadores o primeiro livro de auto-ajuda da literatura portuguesa.

Essa noção de saudade também está na origem grega da palavra “nostalgia”, que foi herdada por vários idiomas: “nóstos” quer dizer “retorno” e “álgos”, sofrimento.

Para nós, «saudade» é uma palavra portuguesa e, por isso, pertence, acima de tudo, aos portugueses e a Portugal. Ficamos irritados quando os brasileiros dizem que essa mesma palavra é também muito brasileira.

Hiraeth. A palavra hiraeth, da língua galesa (País de Gales), tem semelhanças com a nossa saudade, descrevendo uma certa melancolia pela ausência de algo ou alguém.

A palavra "saudade" não é particularidade da língua portuguesa. Porque derivada do latim, existe em outras línguas românicas. O espanhol tem soledad.

Em alguns textos da Bíblia, é possível encontrar o Senhor dizendo: "Eu me lembro". "Eu tenho saudade". Deus tem saudade do seu povo, Deus tem saudade da sua Igreja, que é a menina dos seus olhos. A Igreja é a Noiva do seu Filho, Jesus Cristo.

Saudade pode ser um transporte sentimental que leva diretamente a uma pessoa, um lugar, uma situação, uma sensação. Pode levar, até mesmo, a si próprio: sentir saudade de quem se era. Saudade é reconhecer que o tempo é incontrolável e que deixa marcas inesquecíveis.

É um sentimento que pode ser traduzido como uma vontade de estar com aqueles a quem amamos. Ora, se eu tenho saudade de Deus é porque O amo.

Recordação nostálgica: 1 melancolia, nostalgia, pesar, tristeza, banzo, lembrança, mágoa. No plural: 2 cumprimentos, lembranças, respeitos, saudações.

Etimologicamente, deriva do termo em Latim animu (ou anima), que significa "o que anima".

Do latim cor, cordis, que significa “coração” ou “órgão que bombeia o sangue para o corpo”.

Gambiarra
A palavra gambiarra significa uma solução improvisada para resolver algo, ou para remediar uma emergência. No Brasil, ela funciona para definir situações que possuem soluções caseiras, e até mesmo cômicas.

No vocabulário brasileiro, saudade acabou adquirindo significado romântico. Para unir toda essa importância que a tal da saudade acabou ganhando, por que não a união de tudo isso em um dia de comemoração, que fosse de inteira reverência ao sentimento? E assim foi feito!

Lembrança grata de pessoa ausente, de um momento passado, ou de alguma coisa de que alguém se vê privado. 2. Pesar, mágoa que essa privação causa.

Derry ou Londonderry (Doire ou Doire Cholm Cille em irlandês) é uma cidade da Irlanda do Norte, no Reino Unido, com 108 652 habitantes (2008). É a segunda maior cidade da Irlanda do Norte e da província de Ulster e a quarta maior cidade da ilha da Irlanda.

Abreviação. Laughing Out Loud, "rindo alto" ou "gargalhando"; Lots Of Laughs, "muitas gargalhadas".

O alemão possui, sim, uma palavra que pode ser considerada a tradução de saudade: "SEHNSUCHT". A palavra "(die) Sehnsucht" é, sim, "saudade".

Na gramática saudade é substantivo abstrato, tão abstrato que só existe na língua portuguesa. Os outros idiomas têm dificuldade em traduzi-la ou atribuir-lhe um significado preciso: Te extraño (castelhano), J'ai regret (francês) e Ich vermisse dish (alemão).

1- Porque o Brasil é um país com mais de 200 milhões de habitantes e pouquíssimos brasileiros tem contato com os países hispânicos. 2— Porque o Brasil tem a economia mais forte da américa latina. 3— Porque qualquer um que fale português consegue se comunicar com quem fala espanhol, mesmo sem falar a referida língua.

A pessoa que inventou a distância não sabia a dor da saudade. É difícil dizer adeus quando se quer ficar, é difícil sorrir quando se quer chorar, e ainda é mais difícil estar longe de alguém que tanto se ama.

A saudade dói porque ela é um apelo para se voltar ao passado, mesmo sabendo que o tempo só corre para frente (ao menos no nosso entendimento). A saudade dói porque ela bate no que já foi bonito, trincando, amassando, apagando, bem lentamente.