Quem inventou o telefone educação infantil?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

O telefone foi criado pelo cientista norte-americano de origem escocesa Alexander Graham Bell (1847-1922). Foi ele quem registrou a primeira patente de invenção em março de 1876, horas antes de outro estudioso, Elisha Gray.

O telefone nasceu meio por acaso, na noite de 2 de junho de 1875. Alexander Graham Bell, um imigrante escocês que morava nos Estados Unidos e era professor de surdos-mudos, fazia experiências com um telégrafo harmônico quando seu ajudante, Thomas Watson, puxou a corda do transmissor e emitiu um som diferente.

No dia 10 de março de 1876, foi realizada a primeira bem-sucedida transmissão elétrica de voz por um aparelho inventado pelo homem. O realizador dessa façanha foi o cientista e empresário escocês Alexander Graham Bell.

O telefone foi criado pelo cientista norte-americano de origem escocesa Alexander Graham Bell (1847-1922). Foi ele quem registrou a primeira patente de invenção em março de 1876, horas antes de outro estudioso, Elisha Gray. O registro deu início a uma das mais longas batalhas judiciais por patentes da história.

Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operada por uma telefonista. O usuário tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de toque" e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente através das "pegas".

Objectivos. A utilização do telefone é uma das mais importantes competências de um profissional, pois além de ser um instrumento eficiente de trabalho, é um dos meios de comunicação mais rápidos e uma ferramenta vital para as empresas reduzirem tempo, custos e solucionarem rapidamente qualquer problema ou situação.

As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieroglifos, no Egito.

O primeiro celular do mundo foi inventado pelo engenheiro eletrotécnico Martin Cooper. Considerado o “pai” do telefone celular, Cooper inovou ao criar um protótipo em 1973, um modelo Motorola DynaTAC 8000X, que se tornaria o primeiro celular a ser comercializado no mundo, no ano de 1983.

O primeiro celular no Brasil só foi lançado em 1990, o Motorola PT-550, conhecido como celular tijolão.

A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos.

O telefone chegou no Brasil no ano de 1877. O primeiro aparelho foi fabricado para Dom Pedro II e instalado no Palácio Imperial de São Cristovão, localizado na Quinta da Boa Vista, hoje o Museu Nacional no Rio de Janeiro. Muito avanço nesse meio veio desde então.

Seja para contato interno, externo ou ambos, ele facilita a comunicação e torna os processos mais simples de serem realizados. No decorrer do tempo, o aparelho teve várias formas. A tecnologia e as novas possibilidades foram o tornando menor, menos trabalhoso de ser manuseado e mais bonito.

Nesta mesma data, em 1876, ocorreu a primeira transmissão elétrica de voz bem-sucedida da história. Foi então que o telefone revolucionou a maneira como bilhões de pessoas se comunicam diariamente – até hoje. A tecnologia passou por várias etapas e muitas revoluções ao longo destes 147 anos. Antes, era para poucos.

Aqui no Brasil, a primeira linha telefônica foi feita em 1877, após uma ordem do imperador Dom Pedro II. A linha telefônica conectava o Palácio da Quinta da Boa Vista às casas ministeriais. Ao longo dos anos, o aparelho foi se modernizando e aprimorando até chegar nas opções que existem hoje.

As sociedades se expressaram por meio da oralidade, de símbolos e de desenhos, até que a escrita surgiu. Uma das primeiras maneiras de trocar mensagens e registrar experiências foi a pintura rupestre. Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás.

1 - 1904: O castiçal
Pelo seu formato, o telefone de mesa da marca Western Electric era conhecido como "castiçal". Ao girar a manivela, um sinal era enviado para a mesa operadora e uma telefonista completava a ligação. Na caixa de madeira existia uma espécie de bateria.