Quem inventou o purê de batata?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Hannah Glasse

Receitas para fazer o prato começaram a aparecer em 1747 com uma entrada em The Art of Cookery por Hannah Glasse . O purê de batata desidratado e congelado está disponível em muitos supermercados.

Quem faz academia pode comer purê de batata
. A batata é fonte de carboidrato que garante energia para o treino e recuperação muscular para o pós-treino. A adição de Whey Protein deixa a receita com alto teor de proteína garantindo os aminoácidos necessários para o ganho de massa muscular.

Além de ser um alimento energético, o purê de batata oferece vários benefícios para a saúde. Isso porque a batata é fonte rica de nutrientes, como vitaminas, proteínas, sais minerais e fibras. Quando preparado de forma saudável, o consumo do purê se mostra uma ótima maneira de obter esses nutrientes.

A batata é originária do Peru, onde foi cultivada desde as eras imemoriais pelo povo Inca. Em razão do seu alto rendimento e sua grande capacidade de adaptação, o cultivo foi largamente espalhado pelo mundo.

América do Sul

A batata (Solanum tuberosum L.) é nativa da América do Sul, da Cordilheira dos Andes, e foi consumida por populações nativas em tempos remontos há mais de 8.000 anos, estando adaptada aos dias curtos da região.

A história do purê de batata leva 10.000 anos e atravessa as montanhas do Peru e o interior da Irlanda; ela apresenta participações especiais de Thomas Jefferson e um cientista alimentar que ajudou a inventar um lanche onipresente. Antes de chegarmos a eles, porém, vamos voltar ao início.

purê - nome masculino

singularpurê
pluralpurês

As duas formas estão corretas. Purê do francês (purée) lê-se pirê. "Pirê" é a pronúncia da palavra francesa "purée"!

A batata tem menos calorias, menos hidratos de carbono (com um índice glicémico inferior), menos proteína e mais fibra do que o arroz. Além disso, apresenta uma riqueza vitamínica bastante superior. Por outro lado, o arroz possui mais zinco e sódio, enquanto a batata apresenta maiscálcio, potássio, fósforo e magnésio.

Vale lembrar que 100g de batata cozida tem aproximadamente 85 calorias, menos do que 100g de arroz. Por isso, a troca é válida para quem está de dieta — orienta o nutrólogo Sandro Ferraz.

Não existe nenhuma restrição sobre misturar duas fontes de carboidrato em uma refeição.

Já quando comparamos o arroz branco com a batata inglesa, o arroz possui mais carboidratos e calorias. Esse fato faz com que a batata tenha uma maior vantagem quando pensamos em saciedade e emagrecimento.

Se pensarmos em uma quantidade igual para os dois, por exemplo 100g, o purê de batatas será menos calórico e por não possuir gordura saturada será mais saudável.

O purê de batatas apresenta alta digestibilidade entre as formas de preparo do alimento. Possui menos calorias e gorduras quando comparado com a batata frita, por exemplo. Por ter potássio, ajuda a diminuir a pressão arterial, pois o nutriente estimula o alargamento dos vasos sanguíneos.

No Brasil, mesmo o berço da batata estando bem ali no Chile, foi pelas mãos dos espanhóis que ela chegou as nossas terras. Os conquistadores que colonizavam a região sul encontraram condições favoráveis à sua produção, fazendo da batata a fonte de alimentação primária para os colonos até o final do Século XIX.

No Brasil, a cultura da batata foi introduzida por imigrantes europeus no final do século XIX, no sul do país, onde as condições de clima eram mais favoráveis à sua produção, servindo de alimentação básica para os colonos até final daquele século (EMATER/RS, 2008).