Quem inventou o Natal foi a Coca-cola?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Archie Lee

Em 1931, a empresa começou a colocar anúncios da Coca-Cola em revistas populares. Archie Lee, o executivo da agência de publicidade Darcy, que trabalhava com a The Coca-Cola Company, queria que a campanha mostrasse um Noel saudável, tanto realista como simbólico.

Entre 1931 a 1964, a publicidade da Coca-Cola mostrava o Papai Noel entregando brinquedos (e brincando com eles!), parando para ler uma carta e desfrutar uma Coca-Cola, visitando as crianças que ficavam acordadas para esperá-lo e atacando as geladeiras de muitas casas.

Coca-Cola

Já a imagem que conhecemos do Papai Noel tem uma origem muito mais comercial. A figura de um velhinho com roupa vermelha e branca foi criada e difundida pela publicidade da Coca-Cola no século XIX.

No fim do século 19, o Noel foi representado em forma de desenho, com uma roupa tradicional de inverno marrom ou verde-escura. A vestimenta mudou quando o cartunista alemão Thomas Nast foi deixando as roupas com as cores vermelha e branca, e ganhou ainda mais força quando apareceu na revista Harper's Weekly, em 1886.

Asa Griggs Candler

Asa Griggs Candler foi um magnata dos negócios que fez a maior parte de sua fortuna comprando a fórmula da Coca-Cola. Ele também serviu como prefeito da cidade de Atlanta, Geórgia, Estados Unidos de 1916 a 1919.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O que a Bíblia diz sobre o Natal? Nada. O Natal não é mencionado nenhuma vez nas Escrituras. Todos os anos, em todo o mundo, algumas pessoas guardam o dia escolhido pelos homens para comemorar o nascimento de Jesus.

O Dia de Natal é celebrado em 25 de dezembro. Acredita-se que é assim desde o século IV d.C., quando, supõe-se, a data foi determinada pelo papa Júlio I.

Significado da cor vermelha: é a cor do sangue de Jesus, representando também, segundo a religião, fogo e caridade. Entre as cores do Natal, o vermelho é a cor mais quente e estimulante, sendo um símbolo do encontro e da aproximação entre as pessoas e aludindo aos sentimentos mais nobres do coração.

A resposta não podia ser outra: azul é a nossa cor, a cor da marca Havan! Comenta aí o que você achou da roupa do nosso Papai Noel!

O Papai Noel é uma das figuras lendárias mais emblemáticas do Natal. A sua origem está intimamente relacionada com a figura de São Nicolau de Mira, um bispo nascido na Turquia em 280 d.C. que ajudava as pessoas carentes. São Nicolau deixava moedas perto das chaminés dos menos favorecidos durante a noite.

A Coca-Cola ajudou a moldar a imagem de Noel
Em 1931, a empresa começou a colocar anúncios da Coca-Cola em revistas populares. Archie Lee, o executivo da agência de publicidade Darcy, que trabalhava com a The Coca-Cola Company, queria que a campanha mostrasse um Noel saudável, tanto realista como simbólico.

Isso por causa de sua forte origem irlandesa. Porém, na data mencionada acima a Coca-Cola – sim, aquela do refrigerante mais famoso do mundo – contratou um artista chamado Habdon Sundblom e pediu para que este remodelasse a figura do Papai Noel para as suas campanhas publicitárias do ano.

1892, Atlanta, Geórgia, EUA

Considerando a parte da natureza, o Natal está ligado a um a clima mais frio nos Estados Unidos e na Europa. Uma árvore que se destaca nesse período é a azevinho, que possui frutas vermelhas que contrastam com a folhagem verde da planta. As cores dessa árvore começaram a ser associadas à festa há muitos anos.

Ele disse que, após a ingestão do “produto tóxico”, sofreu lesões “físicas e psíquicas”, como problemas na fala e em seus movimentos, os quais teriam reduzido sua capacidade de trabalhar como sacoleiro e relojoeiro. Por isso cobrava indenização por danos morais e materiais (lucros cessantes).

A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico John Pemberton, em maio de 1886, em Atlanta, nos Estados Unidos. Originalmente, a receita deveria servir como um remédio para o estômago, um mal estar comum entre os estadunidenses da época.