Quem inventou o molho à vinagrete?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Qual a origem do vinagrete? O vinagrete é francês, mas essa versão é preparada apenas com líquidos: azeite, vinagre, sal e pimenta do reino. O vinagrete com tomate, cebola e outros temperos é uma invenção brasileira chamada molho à campanha.

Vinagrete, também chamado de molho a campanha, é uma emulsão de vinagre e azeite, aromatizada com ervas frescas e especiarias, comumente usada como molho para salada e para marinar carne, marisco ou vegetais.

Qual a diferença entre vinagrete e molho à campanha? Muitas pessoas acham que a diferença é apenas regional, enquanto se fala vinagrete em São Paulo é comum encontrar molho à campanha no Rio de Janeiro. Mas tecnicamente, a diferença não fica somente no nome, são duas receitas diferentes.

Vinagre é o produto obtido exclusivamente da fermentação acética do vinho. A palavra vinagre significa "vinho azedo" e nada mais é do que o produto da transformação do álcool em ácido acético por bactérias acéticas.

Na Bahia, vinagrete pode ser chamado de molho lambão: Se botar pimenta e trocar a salsinha pelo coentro vira molho lambão, o terror dos turistas ...

O vinagrete é flocado e de cor amarelo-dourado. E pode ser utilizado como tempero no preparo de diversos alimentos. Um dos seus usos mais comuns é para temperar saladas em geral. Você pode substituir o vinagre pelo vinagrete em flocos por exemplo e finalizar com limão ou limão siciliano na salada.

O molho de vinagrete pode ser conservado por, no máximo, 3 dias em refrigeração.

Preparo do vinagrete
Pode ser armazenado até o dia seguinte na geladeira. Dicas para um vinagrete perfeito: utilize tomates firmes.

É o resultado da mistura entre ervas e temperos desidratados: Cebola, tomate seco, alho, pimentão vermelho, salsa, cebolinha e orégano.

O vinagrete desidratado é ótimo para saladas, assados, quibes e recheios. É o resultado da mistura entre ervas e temperos desidratados como: Cebola, orégano, pimentão vermelho, tomate, salsa, cebolinha e coentro.

Quando se busca a origem etimológica da palavra “salada”, o ponto de partida parece ser o termo latino herba salata, utilizado pelos romanos antigos para denominar a forma como consumiam vegetais crus, temperados e conservados com água e sal.

Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, o molho vinagrete, é uma iguaria prática e benéfica para nossa saúde: “Dos molhos para saladas, o molho vinagrete é o mais saudável pois possui variedade de nutrientes que somam vitaminas, minerais, boas gorduras e fibras à alimentação.

Além de ter a presença do licopeno por conta do tomate, nutriente que atua reduzindo o risco de câncer. Há ainda o azeite que contribui com a saúde cardíaca. Dessa forma, o vinagrete é rico em vitaminas, minerais e fibras que ajudam no bom funcionamento do organismo.

Podemos resumir que o consumo exagerado e sem moderação do vinagrete faz mal por fornecer muito sódio ao organismo. Uma saída para reduzir o teor de sódio do vinagrete pode ser diminuir bem o teor de sal na receita e/ou comer o alimento com moderação.

Inclusive na Bíblia, encontramos o relato de que uma esponja embebida em vinagre foi dada a Jesus Crucificado para Lhe aliviar a sede, pois o vinagre inibe as papilas gustativas temporariamente aliviando assim a sensação de sede por algum tempo. O vinagre era mais que um tempero "azedo" para os alimentos.

Ninguém criou o vinagre. Ele foi descoberto há pelo menos 8 mil anos, quando se observou uma transformação no vinho. “Trata-se do produto da fermentação do álcool etílico por bactérias acéticas”, explica o agrônomo Celito Guerra, da Embrapa. Daí a presença do ácido acético no líquido.

Evidência mais antiga sobre ele vem do Oriente Médio, através dos judeus. Diz o Talmud (livro sagrado) que uma grande quantidade de vinho se transformou em vinagre enquanto o povo judeu o transportava da Mesopotâmia para a Terra Prometida (Israel).

Qual a origem do vinagrete? O vinagrete é francês, mas essa versão é preparada apenas com líquidos: azeite, vinagre, sal e pimenta do reino. O vinagrete com tomate, cebola e outros temperos é uma invenção brasileira chamada molho à campanha.

São tantas expressões diferentes que alguns objetos, por exemplo, têm um nome diferente em cada lugar: em São Paulo, é lombada; em Londrina, é quebra-molas. Salsicha no Paraná, por exemplo, é popularmente chamada de vina.