Quem inventou o infravermelho?

Perguntado por: oourique4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Neste trabalho, analisamos o experimento de William Herschel (1800), considerado o descobridor da radiação infravermelha.

O infravermelho pode ser utilizado para comunicações de curta distância entre computadores ou dispositivos como celulares e palmtops. Ele também pode ser utilizado para ser a luz nas fibras óticas visto que seu comprimento de onda permite uma pequena disperção e por conseqüência uma melhor transmissão.

Um ferro de passar ao ser ligado na rede elétrica tem uma resistência elétrica que ao se aquecer, emite radiação infravermelha. Por isso, os raios infravermelhos são também chamados de ondas de calor e podem ser visualizados com o auxílio de filme sensível a esses raios.

A radiação infravermelha foi descoberta em 1800 por William Herschel, um astrônomo inglês de origem alemã. Herschel colocou um termômetro de mercúrio no espectro obtido por um prisma de cristal com o a finalidade de medir o calor emitido por cada cor.

A luz infravermelha estimula o fluxo sanguíneo. Por isso, ajuda no tratamento de doenças como tendinite, bursite, entre outros. Os raios infravermelhos são emitidos em baixa frequência, abaixo do que o olho humano pode enxergar.

A luz infravermelha tem menos energia do que o vermelho, azul, verde ou qualquer cor que conhecemos no espectro visível, por isso ela não pode excitar os fotorreceptores em nossos olhos.

O nome significa "abaixo do vermelho" (do latin infra, "abaixo"). Isto se deve ao fato de a cor vermelha possuir a menor freqüência do espectro de luz visível e o infravermelho possuir uma freqüência logo abaixo da dele.

O aparelho de infravermelho pode ser aplicado em qualquer cor de pele, bronzeada ou não e os locais de aplicação são o rosto, pescoço, mãos e o corpo.

As vantagens do infravermelho estão no baixo custo dos componentes de transmissão e no fato de a tecnologia não sofrer interferências de aparelhos elétricos próximos. Uma desvantagem é a possibilidade de interrupção da transferência de dados caso algum objeto interponha-se entre os aparelhos emissor e receptor.

Além dos raios ultravioleta A e B, que estão no espectro de proteção do filtro, especialistas explicam que a luz visível e a radiação infravermelha são tão prejudiciais quanto, capazes de causar doenças no rosto e envelhecimento precoce da pele.

Cobertura de policarbonato garante o bloqueio da radiação infravermelha.

Na atmosfera terrestre, os gases que absorvem a radiação infravermelha são a água (H2O), o gás carbônico (CO2) e o ozônio (O3).

Na faixa de radiações do infravermelho distinguem-se três regiões: Infravermelho próximo, médio e longínquo. A subdivisão, não muito precisa, baseia-se na facilidade em produzir e observar essas três modalidades do infravermelho, o que depende de seu comprimento de onda.

O tratamento com infravermelho é, normalmente, continuado por um período entre 10 e 20 minutos, dependendo do tamanho e vascularidade da parte do corpo, da cronicidade da lesão e da natureza da lesão.

Cuidados Especiais com a Lâmpada Infravermelho:
A aplicação deve acontecer com distância mínima da pele de 20 a 25 cm.

Entretanto, o infravermelho possui com desvantagem o fato de as distâncias alcançadas (1 metro) serem muito curtas como também necessitar de que os dispositivos estejam dentro do campo de visada um do outro sem obstruções.

Serpentes-píton, jiboias e jararacas veem o mundo da mesma forma que nós, com um detalhezinho a mais: também “enxergam” em infravermelho. Graças ao mecanismo, conseguem rastrear presas a até um metro de distância pelo calor de seus corpos.

O correto é o uso de óculos com lentes contendo filtro absorvedor de raios ultravioleta. Óculos simplesmente escuros podem até aumentar a exposição perigosa dos olhos aos efeitos danosos deste tipo de irradiação. Já as lentes com filtros UV podem absorver até 100% desta irradiação.

Os raios infravermelhos são constituídos por radiação composta por fotões cuja frequência é maior que 8x1011 Hz e menor que 3x1014 Hz, isto é, radiação eletromagnética com frequência inferior à da luz vermelha, mas superior à das ondas de rádio.

O ferro de passar roupa e o aquecedor são exemplos de equipamentos que emitem na faixa do infravermelho. As lâmpadas infravermelhas usam dessa radiação para ativar a circulação sanguínea e diminuir processos inflamatórios.