Quem inventou o horário de verão no Brasil?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Getúlio Vargas

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então Presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estréia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. No verão seguinte foi reeditada a medida com a mesma duração da primeira versão.

O principal motivo de os estados das regiões Norte e Nordeste não adotarem o horário de verão é porque a sua implantação é pouco eficaz em áreas equatoriais, ou seja, próximas à linha do Equador.

Ao anunciar a suspensão do horário de verão, o governo afirmou que o adiantamento anual dos relógios em uma hora perdeu "razão de ser aplicado sob o ponto de vista do setor elétrico" diante das mudanças no padrão de consumo de energia e avanço tecnológico.

Ela era definida pelo Observatório Real de Greenwich, que desde 1675 realizava pesquisas sobre astronomia. Pouco tempo depois, em 1878, o engenheiro e inventor escocês-canadense Sir Sandford Fleming propôs a criação de um sistema internacional de fusos horários.

Apenas Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal implementaram a mudança de horário.

Dificuldade de adaptação
E cerca de 25% diziam permanecer desconfortáveis durante todo o período de mudança de horário. A dificuldade de adaptação tem razões biológicas: a alteração do horário mexe com a produção de hormônios como a melatonina e o cortisol, responsáveis respectivamente por dar sono e despertar o corpo.

O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários. Em outras palavras, podemos dizer que há quatro regiões no Brasil que possuem horários diferentes umas das outras.

No dia 25 de abril de 2019, Jair Bolsonaro assinou o decreto que acaba com o horário de verão. Segundo o presidente, o fim do horário diferenciado, por favorecer o relógio biológico, vai aumentar produtividade do trabalhador.

O horário de verão retornou apenas em 1985, durante o governo de José Sarney. Em 1988, ocorreu a primeira grande mudança: os estados do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Amapá não foram incluídos no decreto.

Período: 00h de 16/10/1994 até 00h de 19/02/1995. A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

É o primeiro país do mundo a mudar de ano, na ilha de Kiritimati, devido ao fuso horário, de modo que a República de Quiribáti é o país mais adiantado em questão de horário.

O Brasil possui quatro fusos horários: GMT -2, GMT -3, GMT -4 e GMT -5. Como o país fica no hemisfério ocidental, todos os horários são atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. O fuso horário oficial do país, conhecido como horário de Brasília, é GMT -3.

E o governo, às vezes, toma decisões peculiares. É a Rússia, maior país do mundo em extensão longitudinal. Ao todo, 11 fusos horários e mais de 10 mil quilômetros separam a região oeste do extremo leste.

O horário de verão é aplicado nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Distrito Federal.