Quem inventou o espetinho?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Os primeiros registros da prática datam do século XVII. Inicialmente, os tupis já tinham o hábito de cozinhar carne numa fogueira em cima de pedras e uma grelha rudimentar feita de madeira.

Brasil

De acordo com os fatos históricos, o churrasco, como conhecemos no Brasil, é oriundo da região dos Pampas. Essa região reuni além do estado de Rio Grande do Sul, também outros países da América do Sul, como, Uruguai e Argentina.

Um passatempo favorito e uma tradição para muitos, o churrasco tem uma história longa e surpreendente. A mania de churrasco nasceu na verdade quando um ancestral humano chamado Homo erectus começou a cozinhar carne com fogo há cerca de 1,8 milhão de anos, de acordo com o Planet Barbecue (Workman Publishing, 2010).

A ideia surgiu nos anos 70, quando a fabricante de embutidos Mimi, de Jundiaí, criou esta forma prática de fazer churrasco. Patenteado, o espetinho foi um produto exclusivo da marca por dez anos. Mas hoje você não precisa se preocupar com o carvão.

Segundo a Associação das Churrascarias de São Paulo, a versão mais aceita sobre o nascimento do rodízio, aconteceu em meados da década de 60, na Churrascaria Jacupiranga, comandada por Albino Ongaratto, primeira geração da Churrascaria Jardins Grill, na cidade de Registro, em São Paulo.

O churrasco chegou ao Brasil durante o século XVII, junto com os Setes Povos das Missões — sociedade fundada por jesuítas no Rio Grande a fim de reunir indígenas na missão de catequizá-los.

O primeiro churrasco da história da humanidade pode ter ocorrido há 1 milhão de anos, na África, com carne de antílope.

Uma das frutas favoritas dos churrasqueiros para esta finalidade é o abacaxi, que é um excelente digestivo para servir após as carnes. Bananas, mangas, melancias e morangos também podem ser preparados na grelha.

feijoada

Quando se pensa em comida brasileira, a primeira coisa que vem à mente é a feijoada. Este prato de feijão preto, carne de porco e de vaca é de fato um dos favoritos dos brasileiros.

A cidade de Parauapebas, no sudoeste do Pará, sediou na última quarta (10) a segunda edição do autointitulado "maior churrasco do mundo", com 25 toneladas de carne na brasa em praça pública. Assim como na primeira edição, o evento se tornou alvo de investigação do Ministério Público estadual.

Destinos para quem ama churrasco: #1 Porto Alegre (Brasil) - sal grosso, fumaça e tradição. Em solo brasileiro, uma das maiores referências é o churrasco gaúcho, por isso, a lista não poderia começar de outra forma. A cidade de nova Bréscia, aliás, é conhecida como terra de churrasqueiros.

Foi vestido assim que Gabriel Luiz de Souza Andrade, conhecido como Xurrasco, conquistou o coração da internet brasileira.

01 de maio

O Maior Churrasco do Mundo é em Cascavel e é feito no Dia do Trabalhador, 01 de maio. O feito é realizado há 10 anos, e organizado por Paulo Picanha, que foi o incentivador para que o evento se tornasse tradição!

O que é um churrasco americano? O churrasco americano consiste em uma técnica típica dos Estados Unidos de assar carne em uma Pit Smoker, uma churrasqueira fechada, no qual a carne é assada por defumação.

O churrasco grego é feito a partir de vários bifes de carne bovina empilhados em um espeto. A carne gira dentro da máquina para que grelhas instaladas em sua lateral esquentem e assem o rango de modo uniforme.

A kafta, irmão mais velho do hambúrguer e da almôndega, foi disseminada pelos muçulmanos árabes na Europa principalmente entre os séculos 11 e 13, durante as Cruzadas.

Aqui no Brasil, o prato foi introduzido pelos imigrantes do Líbano e da Síria, que vieram para cá após o fim da Primeira Guerra Mundial e o fim do Império Turco-Otomano.

Segundo István, a picanha começou a ser separada da alcatra em 1960 pelo seu pai, o imigrante húngaro László Wessel.

QUAL É A ORIGEM DO CHURRASCO BRASILEIRO? O churrasco chegou ao Brasil durante o século XVII, junto com os Setes Povos das Missões — sociedade fundada por jesuítas no Rio Grande a fim de reunir indígenas na missão de catequizá-los.

Ao sofrer uma falta, um torcedor chamado Robson começou a gritar que, se ele fizesse o gol, pagaria um churrasco para o jovem, já que tinha uma menina vendendo espetinhos ao lado do campo. Saiu o gol e a torcida começou a gritar "churrasco, churrasco" para Gabriel. O apelido pegou.