Quem inventou o dreadlock?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Tribos antigas da Índia e da África já usavam os dreadlocks, assim como a trança, centenas de anos atrás. Algumas o faziam como costume local, pela dificuldade de manter os fios no lugar e outras para representar a ligação espiritual, como os "homens santos" indianos.

Ao pé da letra, a palavra dread, em inglês, significa medo e lock (entre outros significados), pode ser cacho de cabelo. Numa tradução livre, pode-se dizer que dreadlocks são cachos de cabelo que causam medo. Nada a ver com gostar ou não da aparência deste estilo!

Trabalhar como Dreadmaker é um Arte altamente rentável. Pois Você pode ganhar tanto com a confecção dos dreads quanto com a manutenção periódica.

Pessoas usam dreadlocks por vários motivos, sendo que alguns deles são orgulho pela sua etnia, motivos religiosos ou espirituais, políticos ou simplesmente por motivos estéticos. Existem vários tipos de dreads, como dreads de lã ou dreads sintéticos.

Além da tração na raiz, também existe outra característica dos dreads que auxilia no comprimento do cabelo. Diferente dos modelos feitos com agulha, os que são apenas enrolados com cera crescem na mesma velocidade dos afros naturais - o que acontece nesses casos é que eles apenas aparentam terem crescido mais.

O maior de seus dreadlocks tem 2,6 metros e poderia ser ainda mais longo, se Asha não tivesse acidentalmente pisado nele – ela guarda na bolsa a parte que se soltou. A mulher que vive no sul da Flórida, nos Estados Unidos, tem esse estilo de cabelo há 20 anos.

Para quem é indicado? Claro que qualquer pessoa pode fazer dreadlocks e fica bem em todo mundo, independentemente do sexo, idade e tipo de cabelo. É, definitivamente, um estilo para todos. Mas podemos dizer que para quem tem cabelo crespo, ele tende a ser um pouco mais fácil de se fazer.

Na cidade de São Paulo, o preço médio para colocar um dread curto pode variar de R$ 400 a R$ 1.400 (preços pesquisados em abril de 2021). Os valores podem variar de acordo com o estilo, tamanho e material, além do salão escolhido.

3 meses

Os dreads costumam durar cerca de 3 meses no cabelo, tempo que a raiz já crescer o suficiente para precisar ser retocada.

É possível desfazer os dreads sem cortá-los, mas o processo vai demorar um bom tempo. Dreads curtos, que só têm um ano ou menos, podem se soltar em quatro a oito horas. Já os mais compridos, que têm vários anos, levarão de 15 a 48 horas.

A rigor, não há impedimento formal que uma aparência diferente determine para o exercício da publicidade.

3 Uso do Dread como Marca Identitária e Símbolo de Estilo
Levítico 21:5 - “Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne.”

A higienização dos dreads deve ser feita de uma a duas vezes por semana, com água morna ou fria, utilizando um shampoo que tenha uma boa propriedade de limpeza, mas que não estimule o ressecamento do couro cabeludo.

Acima de tudo, para você conseguir fazer o dread com seu próprio cabelo, é preciso que o comprimento dos fios estejam com um comprimento de cerca de 15 cm. Além disso, caso os seus fios estejam mais curtos que isso, é possível usar extensões para conseguir o efeito ou mesmo dreads removíveis.

Depois de colocar os dreads, o cabelo continua crescendo, o que significa que tanto o organismo, quanto o couro cabeludo vão se acostumando com esse peso ao longo tempo. Além disso, o peso também varia de acordo com a quantidade de cabelo de cada pessoa.