Quem inventou o cabelo loiro?

Perguntado por: vluz . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Acredita-se que a primeira pessoa com cabelos loiros tenha surgido na Europa, há cerca de 11 mil anos, e só há pouco tempo pesquisadores chegaram perto dos motivos. Um estudo publicado em 2014 na revista Nature indica que a diferença genética entre pessoas com cabelos loiros ou morenos é muito pequena.

É uma das características de alguns fenótipos nos indivíduos brancos caucasianos. Baseado em recentes estudos genéticos, é provável que humanos com cabelos louros tornaram-se mais numerosos na Europa cerca de onze mil anos atrás, durante a última Idade do Gelo.

Os cabelos castanhos são uma das tonalidades mais comuns dos cabelos brasileiros, esse tom de cabelo consegue ser clássico e moderno ao mesmo tempo por permitir variações no seu visual.

Origens. Cabelos louros ocorrem naturalmente em humanos de todas as etnias, mas em um grau tão pequeno que é difícil de ser notado na maior parte das populações. Em populações da Europa, a ocorrência de cabelos loiros é mais frequente. É uma das características de alguns fenótipos nos indivíduos brancos caucasianos .

“O cabelo loiro sempre chama mais a atenção”, atesta o hairstylist Wagner Garcia. “E uma vez loiras as mulheres dificilmente viram morenas de novo.” Para ele, os homens concordam com Hawks e não resistem a uma cabeleira platinada: “Dá um visual mais alegre, tem mais brilho, mais vida… O loiro dá esse destaque”.

cabelo castanho

O cabelo castanho é considerado a cor de cabelo mais atraente para os homens. De acordo com um estudo do Badoo, cerca de 60% dos homens dizem que acham as morenas mais atraentes. Com 33,1% preferindo cabelos castanhos, 28,6% gostando de cabelos pretos, 29,5% escolhendo loiras e 8,8% preferindo ruivas.

Cabelos castanhos vão muito além de fios tradicionais e versáteis: é claro que, além de combinar com todos os tons de pele e todos os tipos de cabelo, a cor entrega um charme incrível porque deixa os fios chiques, elegantes e ao mesmo tempo iluminados, afinal, o cabelo escuro consegue refletir muito mais brilho do que ...

A socialite Kim Kardashian foi a escolhida como a famosa que tem o cabelo mais bonito com 36% dos votos; depois dela estão as cantoras Mollie King e Beyoncé. Já o penteado com dois coques no topo na cabeça de Miley Cyrus e o cabelo raspado de Britney Spears foram votados como os piores estilos.

Finlândia

A Finlândia possui a maior proporção de loiros no mundo 80% da população do país nórdico europeu é loira, e em termos absolutos os Estados Unidos possui a maior quantidade de loiros com cerca de 168 milhões o que representa 51% da sua população, a grande maioria descendentes de alemães, ingleses e irlandeses.

Nas Ilhas Salomão, um país localizado na no Oceano Pacífico, cerca de 10% da população nativa, de pele negra, tem cabelo naturalmete loiro.

A maior concentração de loiros no Brasil é na Serra Gaúcha, no vale do Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul) e no Vale do Itajaí (Santa Catarina), devido aos descendentes de imigrantes alemães.

Pontuação: 4.9/5 ( 33 avaliações ) TIPO 4 OU CRESPOS/ AFRO: é o mais raro no Brasil, 2% da população, resultado de nossa grande miscigenação.

5 cores de cabelo que rejuvenescem qualquer mulher

  • Loiro mel. Esta é uma das cores que mais rejuvenescem o rosto. ...
  • Castanho amêndoa. Não apenas os tons loiros podem nos fazer parecer mais jovens. ...
  • Cobre. Como dissemos, os castanhos também ajudam a se livrar de alguns anos. ...
  • Luzes sunlight. ...
  • Mechas californianas.

Ruivo acobreado
As tonalidades cobre novamente mostrando que vieram para a ficar nesta estação. O ruivo acobreado, que puxa menos para o vermelho clássico e entrega uma tonalidade um pouco mais clara da cor, é a aposta para quem busca um visual ruivo natural.

Os cabelos loiros, de médio a claro, são associados à feminilidade, doçura e delicadeza. Mais uma vez, as tonalidades quentes (douradas) comunicam mais expansividade, enquanto as frias (prateadas) podem seguir duas vertentes: mais impactantes, se platinadas, ou sofisticadas, quando acinzentadas.

Enquanto na Alemanha, Escandinávia e Reino Unido há populações compostas 70% de loiros, na América do Sul os maiores índices são no sul do Brasil e Argentina com 30%, enquanto nos EUA, nos estados de Minnesota e Dakota do Norte chegam em até 60%, locais que historicamente receberam imigrantes escandinavos.

Essa representatividade está bem acima da ocorrência natural de cabelos claros em adultos – no mundo todo os loiros não passam de 2% e, nos Estados Unidos, de 5%, segundo as pesquisadoras Jennifer Berdahl e Natalya Alonso, da University of British Columbia, do Canadá.