Quem inventou o brinde?

Perguntado por: hsantana . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Os registros mais antigos indicam que a história do brinde tem início com os gregos e fenícios que, na antiguidade, erguiam suas taças de vinho como oferenda aos deuses. De maneira semelhante, na Roma antiga um pouco da bebida era derramada no chão ao brindar, como forma de saciar a sede dos deuses.

A esquerda indica falsidade. Isso vale também para o vinho, que deve ser servido com a mão direita. A “regra” remonta aos tempos em que a mão direita empunhava a espada; se todos os convidados estivessem com a mão direita erguida durante o brinde, não haveria um “ataque” surpresa.

Na Grécia antiga, em ocasiões onde ia-se beber vinho, o anfitrião dava o primeiro gole para provar que aquele não estava envenenado. Daí a expressão “saúde! ”.

Os registros mais antigos indicam que a história do brinde tem início com os gregos e fenícios que, na antiguidade, erguiam suas taças de vinho como oferenda aos deuses. De maneira semelhante, na Roma antiga um pouco da bebida era derramada no chão ao brindar, como forma de saciar a sede dos deuses.

Porque tem que brindar olhando no olho? Em relação aos brindes, há ainda a superstição de que se brindar sem olhar nos olhos as pessoas com quem brinda ou se não beber depois do brinde, terá azar durante sete anos.

A teoria mais aceita para a origem do brinde diz que, nos tempos mais remotos, todas as pessoas bebiam no mesmo recipiente. Quando o costume se tornou cada um ter o seu, bater os copinhos todos juntos no centro da roda era uma forma de celebrar essa mesma união.

Em relação aos brindes, há ainda a superstição de que se brindar sem olhar nos olhos as pessoas com quem brinda ou se não beber depois do brinde, terá azar durante sete anos. O importante, na verdade, é celebrar!

Agora acompanhem os exemplos: A toast!

Serve para fidelizar e ajuda a manter o reconhecimento da marca perante seu público-alvo. Por exemplo: uma agenda, uma caneta ou um chaveiro. Agradecimento – Quando o brinde sugere agradecimento por um bom ano de relacionamentos.

Os brindes permitem conquistar a simpatia dos clientes, portanto é preciso que o item tenha utilidade para trazer visibilidade para sua marca. Para que isto aconteça, é necessário ter uma ligação entre o brinde, a marca e o mercado.

Beber antes de brindar: se não quiser ser considerado “o convidado mais rude dos últimos tempos”, por favor não beba antes de ter sido efetuado o brinde! Beber em sua honra: o brinde é em sua honra? Mantenha-se sentado, não toque no seu cálice/flute/taça e JAMAIS beba em sua honra!

O ato de brindar para celebrar um evento ou homenagear alguém especial vem desde a época em que gregos e romanos erguiam suas taças de vinho, como uma oferenda simbólica aos deuses. Os romanos iam além durante esse momento de comemoração: derramavam um pouco da bebida no chão.

O correto é encostar o copo apenas com as pessoas que estão ao seu lado ou erguê-lo de forma calorosa sem encostar no copo de ninguém, oferecendo simbolicamente a todos.

A ideia era que o brinde selasse o fim de conflitos, fazendo com que o vencedor desse o primeiro gole da bebida para provar que não envenenaria o adversário. Então, todos batiam as taças, derramando o líquido nas outras taças durante o brinde.