Quem inventou a música Parabéns pra você em português?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Bertha Celeste Homem de Mello

A versão brasileira de Happy Birthday to You é de autoria de Bertha Celeste Homem de Mello (1902-1999), de Pindamonhangaba, São Paulo. Em 1942, a Rádio Tupi promoveu um concurso para escolher a versão brasileira da música, e Dona Bertha foi a vencedora.

Psirico - Parabéns (Official Music Video) - YouTube.

Happy birthday to you, Happy birthday to you, Happy birthday, dear [birthday boy/girl name], Happy birthday to you!

O cristão pode cantar rá-tim-bum na canção de parabéns se quiser, sem medo de lançar maldição. Rá-tim-bum é uma onomatopeia, uma palavra que imita o som de alguma coisa. Nesse caso, rá-tim-bum imita o som de coisas festivas, como tambores e pratos.

De acordo com uma dessas versões, ratimbum é a reprodução do som de instrumentos musicais de uma fanfarra ou banda de circo, mais concretamente a caixa (rá), os pratos (tim) e o bumbo (bum). Também existe a teoria que diz que ratimbum é uma onomatopeia que transcreve o som dos balões de aniversário estourando.

"Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá,já, tim, bum". Como isso foi parar no Parabéns a você? "Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário.

O verdadeiro começo aconteceu em 1889, nos Estados Unidos, quando as irmãs Mildred Jean Hill e Patty Smith Hill resolveram começar a compor músicas infantis. Mildred era musicista, Patty era professora, e as duas resolveram se unir em composições educativas para as crianças.

Filipenses 4:4
Parabéns! Te desejo muitas alegrias por toda a vida!

Enquanto isso, Jessica Hill, herdeira das irmãs Patty e Mildred, ficou responsável pelo copyright do “Parabéns”.

As responsáveis pela melodia mais conhecida do planeta são as irmãs Mildred Jean Hill e Patty Smith Hill. Nascidas no século XIX, em Louisville, Kentucky, Mildred e Patty davam aulas para crianças, mas também eram ligadas à música desde novas graças ao pai.

“É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins de Souza. Ele usava um grande bigode com pontas finas e retorcidas na parte superior. Foi apelidado de “Pic-pic” porque usava uma tesourinha para aparar a barba e o bigode pontiagudo. “É hora, é hora” nasceu em uma rodada de chope.

Para as festas que começam a tarde (15h, por exemplo) e terminam a noite, antecipar os parabéns tem mais uma vantagem perfeita: luz do dia! Sem dúvidas, com uma boa iluminação natural - principalmente quando o local não tem uma boa iluminação à noite, as fotos do momento dos parabéns ficarão ainda mais lindas!

happy {adjetivo} feliz {adj. m./f.}

O que é ra tim bum: Quando alguém está de aniversário, canta-se o famoso "Parabéns pra você", que termina com o verso "ratimbum". Há mais de uma versão que diz que ratimbum é uma onomatopeia, isto é, uma figura de linguagem que reproduz o som das coisas.

Aliás, toda a segunda parte da canção “Parabéns a Você” nasceu nos corredores da Faculdade de Direito da USP: “É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins. O cara era conhecido pelo apelido de Pic-pic porque usava uma tesourinha para aparar a barba e o bigode pontiagudo.

"É pique, é pique" era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como "pic-pic" porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo. "É hora, é hora" era um grito de guerra de botequim.

É big (significa é grande para o aniversariante, ele(a) é grande companheiro), é horasignificahora de festejar) ratimbum, corruptela das palavras – Ha! (alegria) tim (lançamento do foguete de artifício), bum (a explosão do foguete). Juntando tudo é só festa.