Quem inventou a moda de pintar as unhas?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

O ato de pintar as unhas teve início, aproximadamente, há 3.500 a.C, quando as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta. Já naquela época o uso de cores fazia parte do cotidiano. Só a família real usava as mais vibrantes.

O ato de pintar as unhas também é visto como uma ajuda para controlar o hábito de as roer, além de uma forma de se sentir bem esteticamente.

Em 1830, na Europa, um físico, inspirado em palitos de dente, desenvolveu o primeiro empurrador de cutículas, substituindo os ácidos e tesouras usados, até então, para este fim. Logo depois, sua sobrinha desenvolveu um instrumento melhor e começou a fazer palestras sobre o cuidado com as cutículas.

O que todos esses nomes têm em comum, além da fama, é o apreço pelo talento de Roberta Munis, nail artist queridinha também das revistas de moda e beleza mais importantes do Brasil.

Desde então, Mei Kawajiri ficou ainda mais famosa. A manicure japonesa trabalha em Nova York e faz as unhas de celebridades como Blake Lively, Ariana Grande, Gigi Hadid e também de estilistas como Marc Jacobs e Demna Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga.

1920

Década de 1920 marcou o início do esmalte como conhecemos hoje.

A invenção da atual extensão de unhas começou em meados dos anos 50. Enquanto um dentista Fred Slack estava trabalhando, quebrou as unhas e usou ao acrílico dental (porcelana dental) para criar uma artificial.

O movimento ficou conhecido como Polished Man, e contou com nomes como Liam Hemsworth e Zac Efron. Hoje, as coisas estão um pouco diferentes. O ato de pintar as unhas tem tomado a moda masculina e colocado para discussão normas de gênero e a masculinidade tóxica.

Preto: quer procurar belezas exóticas.

Não é novidade alguma que a nail art ganha cada dia mais adeptos e, sim, os homens estão entre eles. Até porque essa história de pintar as unhas não é de hoje. As primeiras unhas pintadas surgiram por volta do ano 3200 a.C., na China.

No Brasil, o hábito de tirar as cutículas é muito comum. Porém, a cutícula é uma pele com um função bem específica que é a de proteger a unha em toda sua base. Ela impede a entrada de bactérias, fungos e preserva o formato e a qualidade da unha. Por isso, as americanas e as europeias não as tiram.

A origem: Babilônia Antiga
Inclusive, a cor de suas unhas indicavam a sua classe no combate. Por exemplo, o “esmalte” preto era para quem tinha uma classificação superior e o verde para os mais novatos.

Técnica americana retira o excesso de esmaltes ao redor das unhas utilizando um pincel chanfrado no lugar do tradicional palito de madeira com algodão. As mulheres estão cada vez mais vaidosas e um dos rituais de beleza indispensáveis é a esmaltação das unhas.

Para se destacar dentre as manicures, o manicuro deve se especializar continuamente e, com isso, conquistar o mercado. Para ingressar no mercado, na sua maioria feminino, o manicuro (manicure masculino) deve se especializar continuamente para prestar serviços com qualidade, e assim, atrair mais clientes.

A nail artist Gi Camargo ensina a reproduzir a técnica em casa com itens da penteadeira. Que Juliette é ligada nas tendências de maquiagem, isso não é segredo para ninguém. Mas parece que a musa também gosta de ficar de olho no universo das nail arts.

R$ 1.179,00

Hoje quem trabalha como Manicure e Pedicure ganha em média um salário de R$ 1.179,00.

Unhas arredondadas
Com a volta do estilo mais natural, os formatos arredondados, ovais e amêndoa estão de volta a moda! As unhas arredondadas são clássicas e dão a sensação de que aquele comprimento cresceu todo organicamente.

manicure {feminino}
manicurist {subst.}

Ainda em 1925, estudos que desenvolviam pinturas para carros (até então só existiam pretos e marrons) serviram de inspiração para os esmaltes tal como conhecemos hoje. Já em 1932 Charles e Joseph Revson , irmãos americanos e um químico, criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda.