Quem inventou a mesa redonda?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

"Quem inventou o Mesa Redonda foi a Gazeta, mas já tinha tido na TV Tupi antes, com o Milton Peruzzi.

Citada pela primeira vez em 1155, no livro de versos Roman de Brut, escrito pelo poeta Wace, a távola nasceu devido inteligência de Arthur que, visando evitar disputas entre os seus cavaleiros, criou uma mesa redonda onde ninguém seria visto como comandante, uma vez que seus subordinados jamais aceitariam ter um cargo ...

Távola Redonda
O local das reuniões era Camelot. A palavra tavolo significa mesa em italiano e esta denominação foi consagrada no português do Brasil. O formato era redondo para mostrar que nenhum deles era mais importante que os demais.

Esse é um formato onde é feito uma conversa ou troca de ideias entre os convidados presentes sobre um determinado tema específico. Esse nome se deve a estrutura utilizada, onde as pessoas ficam em torno de uma mesa ou formam um semicírculo de frente para o público.

Normalmente os membros de uma mesa redonda são criaturas gabaritadas para discorrer sobre determinado tema. O moderador ou coordenador do evento tem a função de dar início à reunião, como nos debates. Ele propõe o assunto que será enfocado e também apresenta os expositores.

O nome verdadeiro de Merlin provavelmente era uma modificação de Ambrósio e ele nunca conheceu o tal rei Arthur, mas o personagem foi inspirado em uma figura real (ou mais de uma). Ele viveu nas Terras Baixas da Escócia durante o século VI, um período em que a Bretanha inteira estava devastada pela guerra.

A Távola Redonda de Winchester, cidade que foi capital da Inglaterra antes de Londres, é uma grande mesa que está localizada no The Great Hall. “O Grande Salão” é um dos melhores salões de alas medievais sobreviventes do século XIII que fazia parte do antigo Castelo de Winchester.

Sir William

Após sua morte em 1219, Sir William foi investido como um Cavaleiro Templário e enterrado na Igreja do Templo, em Londres. O então Arcebispo de Canterbury justificadamente descreveu Sir William como “o maior dos cavaleiros que já viveu”.

As lendas sobre o rei Arthur incluem duas espadas diferentes. Uma é a "Espada na Pedra" que, como indica o nome, estava cravada numa pedra (ou bigorna) e é retirada por Arthur como símbolo milagroso de sua Nobreza e direito ao trono da Bretanha. Essa espada é raramente denominada "Excalibur".

Ele representa a síntese perfeita do ideal cavaleiresco do século XII, é o melhor cavaleiro do mundo e também o mais perfeito amante do mundo, seguidor do fine amor tão em voga nas cortes feudais da época. Em O cavaleiro da charrete, Lancelote é o cavaleiro totalmente subjugado por seu amor a Guinevere.

Rei Arthur

Rei Arthur foi o líder dos bretões que junto com seus fieis cavaleiros venceram as invasões saxônicas em doze batalhas sucessivas na Idade Média britânica.

Em muitas versões, a lâmina de Excalibur foi gravada com frases em lados opostos: “Leve-me” e “Me afaste” (ou similar). Além disso, quando Excalibur foi puxada pela primeira vez, na primeira batalha testando a soberania de Arthur, sua lâmina cegou seus inimigos.

3. As batalhas verdadeiras do Rei Arthur. Não se sabe se o tal Arthur foi realmente um rei cercado por doze cavaleiros que se reuniam em volta de uma Távola Redonda no reino de Camelot (atual sudoeste da Inglaterra).

Se alguma vez você se perguntou porque o móvel é chamado de “Mesa de Jantar” aqui está a resposta: a palavra mesa é derivada do latim tabula, que significa prancha, tábua ou peça plana – enquanto a segunda palavra, geralmente, identifica o local ou a atividade de uso, nesse caso “Jantar”.

A palavra mesa é derivada do inglês antigo tabele, derivada da palavra latina tabula (que significa uma placa, prancha ou peça de topo plano), que substituiu OE bord; sua grafia atual reflete a influência da mesa francesa.

A Mesa Redonda, utilizada como estratégia, cria um espaço educativo onde o aluno tem a oportunidade de vivenciar, pensar, dialogar e se expressar criticamente. O aluno é protagonista, agente do processo de aprendizagem.

Quanto ao formato, as mesas retangulares se adaptam melhor em ambientes mais estreitos, e podem acomodar um maior número de pessoas. Já as quadradas ou redondas podem acomodar até 8 pessoas, mais do que isso exige um tamanho muito grande e desconfortável.

Defina o tema da mesa-redonda
Uma mesa-redonda precisa ter um tema central que servirá como ponto de partida para o debate. Além disso, esse será o centro da discussão, então deve ser relevante ao público-alvo e proporcionar uma troca interessante e construtiva.

A diferença fundamental entre o simpósio e a mesa-redonda é que no simpósio os expositores não debatem entre si os temas apresentados. Seminário: Reunião na qual “semeiam-se” ideias. O objetivo é suscitar o debate sobre determinados temas, até então pouco estudados.

Tristão é até considerado um cavaleiro tão forte e capaz quanto Lancelot, incluindo o cumprimento da profecia de Merlin para os dois se envolverem no maior duelo entre quaisquer cavaleiros antes ou depois, embora nenhum mate o outro e eles se tornem amados amigos.

Sinopse: Neste livro, somos apresentados às aventuras de três grandes cavaleiros da Távola Redonda: os ilustres Sir Lancelot, Sir Tristão e Sir Percival. São algumas das histórias mais impactantes e duradouras no vasto universo das lendas arturianas.