Quem inventou a geladeira e em que ano?

Perguntado por: hvieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

7 de dezembro de 1926

A empresa norte-americana Servel registrou a patente de invenção de uma geladeira doméstica em 7 de dezembro de 1926 e a apresentou ao mercado poucos dias depois. Funcionando a gás, silencioso e funcional, o aparelho foi planejado e construído pelos estudantes suecos Carl Munters e Baltzar Von Platen.

A geladeira foi criada em 1856 quando uma fábrica de cerveja australiana contratou James Herrison para criar um sistema de refrigeração através da compressão de vapor para seus produtos.

1947

No Brasil, o refrigerador demorou um pouco mais para chegar. O primeiro foi construído no ano de 1947, em uma oficina na cidade de Brusque (SC).

Neve e gelo, córregos, molas, cavernas e adegas eram bastante usados para refrigerar alimentos. A carne e o peixe foram preservados em clima quente por salgação ou tabagismo. Os chineses cortaram e armazenaram gelo em 1.000 aC.

Foi em 1913 que o mundo viu o nascimento do primeiro refrigerador doméstico. O Domelre foi a primeira geladeira para casa, produzida em massa e vendida às centenas pelo território americano.

Domestic Electric Refrigerator

A primeira geladeira doméstica surgiu em 1913, com o nome “Domelre” - Domestic Electric Refrigerator, nos Estados Unidos. Em 1927, o eletrodoméstico começou a se tornar popular graças ao lançamento da "Monitor-Top", da empresa General Eletric.

Coletava-se neve das montanhas ou blocos de gelo de lagos e rios congelados. Isso era estocado em câmaras isoladas com serragem ou debaixo da terra, e podia durar meses.

James Harrison

A primeira máquina refrigeradora foi construída em 1856, usando o princípio da compressão de vapor, pelo australiano James Harrison, que tinha sido contratado por uma fábrica de cerveja para produzir uma máquina que refrescasse aquele produto durante o seu processo de fabricação, e para a indústria de carne processada ...

A Brastemp lançou em 1983 o sistema Frost Free que dispensa o degelo de aparelho.

Os refrigeradores, compostos em sua maior parte por aço, alumínio e acrílico, contam com mais de 25 peças principais. Somente o compressor, responsável pelo funcionamento e resfriamento da geladeira, pesa cerca de 15 quilos, composto inteiramente de ferro, plástico e gás refrigerador.

O primeiro refrigerador utilizável foi contruído pelo engenheiro americano Jacob Perkins, em 1834, e utilizava como substância refrigerante o dióxido sulfúrico que ferve e se condensa a temperaturas abaixo de zero.

Isto se baseava no processo de por uma bacia com gelo suspensa no teto. O gelo precisava ser trazido de barco dos lagos congelados do norte e armazenado com serragem, o que era um processo trabalhoso. Então, em 1844, Gorrie construiu um refrigerador baseado nas descobertas de Oliver Evans.

1983

Curiosidades sobre a geladeira frost free e sem CFC
Em 1983 foi lançado o sistema Frost Free, que dispensa o degelo do aparelho.

Entre os anos 1800 e 1920, os frigoríficos usavam gás tóxico como refrigerador. Com a pesquisa desenvolvida, as empresas descobriram um refrigerante menos perigoso chamado Freon. Freon logo se tornou o convencional para quase todas as áreas de cozinhas domésticas.

Fazia gelo e picolés para festas. Geladeira naquela época eram caixas de madeira com serragem, onde se colocava a barra de gelo para manter os alimentos resfriados. Então, era preciso produzir o gelo, o que era feito com água salgada, em barras grandes.

No norte da Europa, civilizações antigas colocavam comida no pântano para preservá-la. Arqueólogos já chegaram a encontrar uma substância que passaram a chamar de "manteiga do pântano". Há menções etnográficas de pessoas que enterravam a manteiga em pântanos para armazenamento.

A empresa norte-americana Servel registrou a patente de invenção de uma geladeira doméstica em 7 de dezembro de 1926 e a apresentou ao mercado poucos dias depois. Funcionando a gás, silencioso e funcional, o aparelho foi planejado e construído pelos estudantes suecos Carl Munters e Baltzar Von Platen.

No Brasil, a primeira instalação de refrigeração de que se tem notícia é o Frigorífico Renner, fundado no município gaúcho de Montenegro por Jacob Renner, em 1912. No início do século XX surgiram as primeiras geladeiras - apenas um recipiente de madeira isolado por placas de cortiça, onde eram colocados blocos de gelo.

Já a geladeira, foi criada para conservar os alimentos. Ou seja, manter a temperatura fria, porém sem congelar para não estragar os alimentos mais sensíveis. A temperatura média que uma geladeira alcança varia entre 1°C a 7°C.