Quem inventou a festa?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Acredita-se que as Comemorações de aniversários tenham origem pagã, iniciada pela crença na magia grega ao longo dos séculos. Na Grécia, acredita-se que as primeiras comemorações eram homenagens prestadas aos deuses, como agradecimento.

Etimologia (origem da palavra festa). A palavra festa deriva do latim "festa", plural de "festum", que significa dia de festa.

Os aniversários têm origem pagã relacionada com a magia (as velas simbolizam a ligação com espiritual e protecção) e com a religião, embora no caso do cristianismo este costume estivesse abolido até ao século IV, altura em que a Igreja começou a comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

As comemorações de aniversário começaram no Egito antigo por volta de 3000 a.C, e eram restritas apenas aos faraós e deusas. Os gregos também só comemoravam a seres superiores. Já em Roma, as comemorações foram estendidas aos mortais, porém restrita ao Imperador, a sua família e aos senadores.

De acordo com a especialista, festa se categoriza como um momento de lazer, que é uma necessidade do ser humano. "O lazer é uma necessidade, indiferente se for ir no bar, numa festa ou ficar em casa, porque se você não tiver lazer você é só trabalho.

As festas são momentos de Alegria (Lucas 15:7) e quando Jesus está presente podemos desfrutar verdadeiramente de momentos prazerosos diante do Senhor! As festas também envolvem trabalho, serviço e aceitação do convite (Mateus 22:2-14).

Uma festa é uma solenidade comemorativa destinada a pessoas ou fatos importantes, como por exemplo as Festas Juninas.

A ideia do bolo como ranguinho central das festas de aniversário vem lá da Grécia Antiga, quando era comemorado o nascimento de Ártemis, deusa da lua e da caça. Na época, eles preparavam um bolo redondo — representando a lua cheia —, feito de pão e mel para levar ao templo de Ártemis como uma oferenda de proteção.

1. Reunião em que há regozijo. 2. Dia de comemoração.

Comemorar o aniversário nos lembra de dividir nossas conquistas e nossas alegrias com outras pessoas e aumenta a nossa auto-estima. Além disso, a celebração faz com que as pessoas se lembrem de agradecer por aquilo que possuem.

1 celebração, comemoração, festividade, festejo, festança, festim, farra, solenidade, cerimônia, evento, sarau, festival, banquete, folguedo, folgança, pândega, função.

A Bíblia não fala sobre aniversário mas diz que o dia do nascimento é um dia muito importante. O povo de Israel celebrava ocasiões importantes, para lembrar o que tinha acontecido e agradecer a Deus. A Bíblia não condena nem aprova festas de aniversário.

As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano vindouro.

De acordo com uma dessas versões, ratimbum é a reprodução do som de instrumentos musicais de uma fanfarra ou banda de circo, mais concretamente a caixa (rá), os pratos (tim) e o bumbo (bum). Também existe a teoria que diz que ratimbum é uma onomatopeia que transcreve o som dos balões de aniversário estourando.

Conhecida mundo afora como “a festa mais louca do mundo”, a Elrow é uma celebração de música eletrônica que surgiu na Espanha, em Barcelona e em Ibiza, em 2010, e depois passou a percorrer diversas cidades pelo mundo como Londres, Miami, Shangai, Roma, Lima, Santiago e Tel Aviv.

Woodstock

O festival mais conhecido de todos os tempos aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, em uma propriedade rural no município de Bethel, NY - pois é, apesar do nome, Woodstock não aconteceu na vila de Woodstock, que também fica em Nova York!

Summerfest – Estados Unidos. Qual é o maior festival de música do mundo? Em 1999, era o Summerfest de acordo com o Guinness World Records. Atualmente, o evento, que ocorre durante 11 dias em Milwaukee nos Estados Unidos, recebe cerca de 850 mil pessoas no total.

Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as regiões do nosso país, com diferentes nomes e interpretações.

As festas tradicionais são manifestações culturais, folclóricas ou religiosas que expressam costumes regionais ou mesmo do país como um todo. Sejam grandes eventos ou pequenas celebrações, elas acontecem de norte a sul levando muita animação para as ruas.