Quem inventou a energia nuclear?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

Enrico Fermi

No ano de 1942, Enrico Fermi desenvolveu o primeiro reator nuclear do mundo, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Pouco mais de uma década mais tarde, em 1954, entrava em operação a primeira usina nuclear do mundo em Obninsk, na então União Soviética, atual Rússia.

URSS

Em 27 de junho de 1954, a Usina Nuclear de Obninsk na URSS foi a primeira usina de energia nuclear a gerar eletricidade para a rede elétrica, e produziu em torno de 5 megawatts de energia elétrica.

A energia nuclear provém da fissão nuclear do urânio, do plutônio ou do tório ou da fusão nuclear do hidrogênio. É energia liberada dos núcleos atômicos, quando os mesmos são levados por processos artificiais, a condições instáveis.

O Brasil possui duas usinas em operação atualmente: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com potencial de geração de 2 mil megawatts. A inauguração da usina de Angra 3 está prevista para 2015, adicionando mais 1080 megawatts de energia elétrica à disposição.

Risco de contaminação derivada de acidentes e vazamentos: Embora possua monitoramento constante, o processo de geração de energia nuclear possui riscos de vazamentos e acidentes, como os que aconteceram em Chernobyl (1986) e em Fukushima (2011), que colocam em risco o meio ambiente e a vida de trabalhadores das usinas ...

Quais são os tipos de energia nuclear? Existem dois tipos de reações nucleares que transformam massa em energia: Fissão nuclear: quando o núcleo do átomo se divide em duas ou mais partículas; Fusão nuclear: quando dois ou mais núcleos atômicos são unidos para produzir um novo elemento.

A energia nuclear é muito utilizada na medicina, na agricultura, no meio ambiente e na indústria, principalmente, para a geração de energia elétrica. O sistema elétrico brasileiro, por ser predominantemente hídrico, é afetado profundamente pelas variações climáticas.

O Brasil possui duas usinas em operação atualmente: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com potencial de geração de 2 mil megawatts. A inauguração da usina de Angra 3 está prevista para 2015, adicionando mais 1080 megawatts de energia elétrica à disposição.

Tokyo Eletric Power Company

A maior usina nuclear do mundo é a Tokyo Eletric Power Company, que está instalada no Japão a cerca de 300 quilômetros de Tóquio. A usina foi fechada em 2011 após a ocorrência de um terremoto seguido de tsunami que avariou a usina de Fukushima.

A Agência Brasil ouviu especialistas favoráveis e contrários ao uso desta matriz energética no país. As duas usinas nucleares brasileiras (Angra 1 e 2) respondem por cerca de 2% da geração de energia elétrica produzida no país.

Em 1898, Madame Curie, em Paris, descobriu, ao mesmo tempo que Schmidt,na Alemanha, que entre os elementos conhecidos, o tório apresentava características radioativas, do urânio. O casal Curie já explicava a radioatividade como uma propriedade atômica.

Angra 1

Angra 1 é a primeira usina nuclear brasileira e entrou em operação comercial em 1985.

Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global. Baixo custo da produção desse tipo de energia, justamente pela abundância do urânio.

Um dos argumentos mais utilizados pelos grupos que apoiam a expansão da matriz nuclear é o de que se trata de uma fonte “limpa”, com baixa emissão de gases poluentes na atmosfera.

Com potência de 1.350 megawatts, Angra 2 é capaz de atender ao consumo de uma cidade de 2 milhões de habitantes, como Belo Horizonte. A usina conta com um reator de água pressurizada (PWR) de tecnologia alemã da Siemwns/KWU (hoje Areva NP), fruto de acordo nuclear entre Brasil e Alemanha, assinado em 1975.

A maior vantagem ambiental da geração elétrica através de usinas nucleares é a não utilização de combustíveis fósseis, evitando o lançamento na atmosfera dos gases responsáveis pelo aumento do aquecimento global e outros produtos tóxicos.

Essa fonte de energia ainda não é expressiva no Brasil porque o país possui muitos recursos energéticos que ainda não foram aproveitados. Mas o Brasil objetiva, principalmente, dominar a tecnologia da geração de energia nuclear, em vista também da sua importância para a segurança nacional e para o futuro do país.

Isso porque, nos reatores nucleares, é produzido uma grande quantidade de radioatividade, que pode causar acidentes. Dessa forma, uma explosão nuclear pode causar diversos danos ao meio ambiente, além de emitir radioatividade na atmosfera por milhares – ou milhões – de anos.