Quem inventou A Cor Púrpura?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

William Perkins

William Perkins sabia das intenções do mestre, por isso seguiu as instruções deixadas pelo cientista: misturar 20 partes de carbono, 24 partes de hidrogénio, duas de azoto e outras duas de oxigénio. E eis que inventou… a cor púrpura.

As cores têm significados e, de acordo com a neurociência, são capazes de provocar estímulos diferentes em nosso cérebro. Sobre a cor roxa, ela está ligada às profundezas da mente. Trata-se da cor da magia e da transformação. Roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade e mistério.

Encontrado na sua costa marítima, o molusco murex tinha como característica o ato de soltar um pigmento de cor púrpura, o que levou os fenícios a produzir o mais fabuloso artigo que era fabricado na Fenícia, o tecido púrpura.

No mundo antigo, o corante púrpura era associado à realeza e ao sacerdócio, além de confirmarem diversas passagens da Bíblia que citam sua existência. "O rei Salomão fez para si a carruagem de madeira do Líbano. Seus pilares ele fez de prata, sua base de ouro.

O roxo ou violeta, historicamente conhecido como cor da realeza e nobreza, também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria.

O roxo apareceu pela primeira vez na arte pré-histórica durante a era neolítica. Os artistas da caverna Pech Merle e outros sítios neolíticos em França usavam varas de manganês e pó de hematita para desenhar e pintar animais e os contornos de suas próprias mãos nas paredes de suas cavernas.

O roxo vem do latim “russeus”, que significa vermelho-escuro. Resulta da mistura do azul e vermelho e designa qualquer tonalidade entre estas duas cores. Há várias teorias que explicam a razão pela qual os movimentos feministas são representados mundialmente por esta cor, há mais de 100 anos.

Outro nome utilizado para designar a cor roxa é púrpura, que vem do latim purpura. Uma das cores mais difíceis de se encontrar na natureza, o roxo é bastante relacionado ao mistério por unir qualidades opostas como o vermelho e o azul, o masculino e o feminino, a sensualidade e a espiritualidade.

púrpura

A púrpura foi sem dúvida o corante de maior renome e mais caro de todos os corantes antigos. Era um símbolo de riqueza e distinção. Na Roma antiga só o imperador tinha o direito de a usar.

O principal produto fenício, a tinta púrpura, era obtida a partir de um molusco típico do litoral da região, chamado múrice. Essa tinta fenícia era uma mercadoria tão apreciada e cara que a cor púrpura transformou-se em sinônimo de nobreza. Outras mercadorias fenícias apreciadas eram os vidros, a cerâmica, joias etc.

No Novo Testamento, os soldados vestiram Cristo com um manto púrpura para ridicularizar o fato de Jesus afirmar ser Rei (Marcos 15:17). Além da púrpura real, extraída dos caramujos marinhos, existe a púrpura falsa, extraída das plantas, como pode ser visto neste pedaço de lã de dois mil anos atrás.

Eles eram assim chamados porque vendiam púrpura (pigmento para tecidos). Em grego púrpura significa phoinikes, que passado para o latim fica poenicus, e em português fenícios.

Essas cores são frequentemente mencionadas juntas em textos antigos e têm significado simbólico e religioso até hoje. "Na antiguidade, o traje púrpura era associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza", disse Naama Sukenik, líder do estudo, em comunicado.

Essa cor também contribui para a purificação do sangue, sendo um calmante muito utilizado em meditações para acalmar o estresse mental e emocional, melhorar o sono e aliviar a dor. A cor violeta é considerada a de maior sensação de relaxamento e tranquilidade.

O homem rico como se sabe, vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, sendo púrpura a cor da realeza, dando a entender que a riqueza deste homem o fazia se portar como um rei, e o linho mais que fino, mas finíssimo, roupas da mais alta qualidade, para ostentar as suas posses.

Verde

Verde é a cor da inveja.

O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções.

Amarelo

Amarelo: a cor da alegria e otimismo.

A cor lilás ou violeta, principalmente, são cores do divino, da fé católica e da espiritualidade.

A cor roxa é obtida através da mistura das cores primárias azul e vermelho. Os tons de roxo, violeta e anil estão associados aos signos de Sagitário, Aquário e Peixes.

Azul + amarelo = verde. Amarelo + vermelho = laranja. Vermelho + azul = roxo ou violeta.