Quem inventou a carga elétrica?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Seu estudo mais famoso depois do descobrimento da energia foi quando descobriu as cargas positivas e negativas em raios e como estes fenômenos tinham sua origem elétrica.

O movimento das cargas elétricas ocorre quando existe uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos, seguindo as cargas do pólo negativo para o pólo positivo. Esta diferença de potencial elétrico é o que cotidianamente chamamos de voltagem, por ser medida em Volts.

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!
Em 21 de outubro de 1879 o inventor norte-americano Thomas Alva Edison (1847–1931) conseguiu produzir uma iluminação durável fazendo passar a corrente elétrica através de um filamento de carbono dentro de uma ampola de vidro vazia.

Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.

A lei de Coulomb é a lei da Física que nos permite calcular a força de interação entre cargas elétricas. De acordo com essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto do módulo de duas cargas elétricas, bem como inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

A carga elétrica é uma definição da física que determina como os corpos eletrizados vão se comportar. Quando eles interagem ou sofrem atrito, acontece a eletrização. Esse fenômeno faz com os que corpos se atraiam ou se afastem uns dos outros. Essa é uma parte muito presente no nosso dia a dia.

A 1ª lei de Ohm determina que a diferença de potencial entre dois pontos de um resistor é proporcional à corrente elétrica que é estabelecida nele. Além disso, de acordo com essa lei, a razão entre o potencial elétrico e a corrente elétrica é sempre constante para resistores ôhmicos.

Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.

São os responsáveis pelos efeitos de condutividade elétrica e térmica dos materiais. São os responsáveis pelo estabelecimento de ligações químicas entre os átomos.

Como foi a descoberta da eletricidade? Benjamin Franklin decidiu conduzir seu famoso experimento em 1º de outubro de 1752, utilizando uma pipa durante uma tempestade. Esta pipa era comum, feita de seda e presa a um barbante, no qual também estava fixada uma chave de ferro.

  • Ottó Bláthy
  • William Stanley

Nova York

Se Nova York foi a primeira cidade do mundo a ter iluminação pública, em 1882, alimentada por uma termelétrica, já no ano seguinte o então distrito de Campos, no Rio de Janeiro, foi o primeiro do país a desfrutar do mesmo serviço, com uma máquina a vapor.

Joseph John Thomson

Joseph John Thomson (1856-1940), descobriu o elétron em 1897. Ganhou o Prêmio Nobel de física de 1906.

Charles Coulomb ficou conhecido por determinar a Lei da Força Elétrica entre cargas, mostrando que ela era semelhante à Lei da Gravitação Universal de Newton. Charles Augustin de Coulomb foi um físico e inventor que nasceu em Angoulême, França, em junho de 1736.

A fórmula da Lei de Coulomb é utilizada para calcular a força elétrica entre 2 cargas a partir da combinação da constante eletrostática (K), cujo valor no vácuo é 9.109 N.m²/C², pelas 2 cargas elétricas (q1 e q2) multiplicadas entre si e dividida pelo quadrado da distância entre as cargas, em metros (r).

Fórmulas: eletrostática
Força elétrica: F = k. (q1. q2)/d²; Potencial elétrico: P = E/q.

A carga elétrica é dada pela fórmula Q= n.e, sendo a letra “Q” o valor da carga elétrica e a letra “n” a quantidade de elétrons encontrado em um corpo.

Com certos estudos na área de física pode-se provar que a carga elétrica transportada por um próton é a mesma que a de um elétron, que serão diferenciadas apenas pelas cargas de sinais opostos. Assim pode se determinar a carga elétrica elementar indicada pela letra e , cujo valor é: e = 1,6 .

ampère (A)

A corrente elétrica é uma grandeza escalar. Sua unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é o ampère (A).