Quem invadiu Auschwitz?

Perguntado por: ematiass . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

As tropas soviéticas chegaram a Auschwitz, na Polônia, na tarde de 27 de janeiro de 1945, um sábado. A forte resistência dos soldados alemães causou um saldo de 231 mortos entre os soviéticos. Oito mil prisioneiros foram libertados, a maioria em situação deplorável devido ao martírio que enfrentaram.

Em janeiro de 1945 as forças soviéticas libertaram Auschwitz, em fevereiro o de Gross-Rosen, em abril os de Sachsenhausen e Ravensbrueck, e em maio o de Stutthof.

Korczowski e Pogonowski estavam entre os primeiros prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz, que foi erguido no início de 1940 nos edifícios de um antigo quartel polonês.

Quem foi Andor Stern, único brasileiro a sobreviver ao horror de Auschwitz.

Uma placa na entrada do campo dizia: “ARBEIT MACHT FREI”, que significa “o trabalho liberta”. Na realidade, o que acontecia era o oposto. O trabalho se tornou outra forma de genocídio, chamada pelos nazistas de “extermínio por meio do trabalho”.

Há 76 anos, o Exército Vermelho libertava Auschwitz, na Polônia, o maior e mais terrível campo de concentração nazista onde milhares de judeus foram exterminados.

Auschwitz-Birkenau

O maior campo de extermínio foi Auschwitz-Birkenau, que no começo de 1943 já possuía quatro câmaras de gás que operavam com o gás venenoso Zyklon B. No auge das deportações, mais de 6.000 judeus eram asfixiados por dia com este gás, em Auschwitz-Birkenau, Polônia.

Fundado pelos alemães em 1940, nos subúrbios de Oswiecim, cidade polonesa, Auschwitz era um campo de concentração e extermínio nazista. Em 1942, tornou-se o maior dos centros de extermínio onde foi realizada a "Endlösung der Judenfrage", também conhecida como a 'solução final para a questão judaica'.

De 1942 até o final de 1944, os trens chegavam a Auschwitz-Birkenau transportando judeus de praticamente todos os países da Europa ocupados pela Alemanha ou a ela aliados. No total, aproximadamente 1.1 milhão de judeus foram deportados para Auschwitz.

Na Polônia, judeus se beneficiaram de tolerância e de um alto grau de autogoverno garantido por governantes, crescendo como a maior comunidade judaica do mundo. Hoje 9 milhões do total de 14 milhões de judeus podem traçar sua ascendência na Polônia.

Os campos de concentração foram locais encontrados pelos nazistas para ampliar o extermínio dos judeus na Europa, uma vez que os Einsatzgruppen não conseguiam promover a matança na velocidade que a situação alemã na guerra demandava.

Por que alguns judeus que sobreviveram ao Holocausto têm um número tatuado no braço? O complexo do campo de Auschwitz era a única instituição a tatuar sistematicamente os presos com seus números de prisão, para facilitar sua identificação após a morte por fome, doença ou brutalidade no campo.

A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação” (Adorno, 1965). Tal colocação é uma exigência fundamental para aqueles que pretendem olhar para o momento histórico atual de maneira sólida, real e concreta, observando fatos e somando experiências não somente teóricas, mas práticas.

A libertação dos prisioneiros
Quando o Exército soviético chegou ao campo de Auschwitz em 27 de janeiro de 1945, os soldados foram confrontados com um cenário terrível: apenas cerca de 7 mil prisioneiros esqueléticos e doentes terminais haviam sobrevivido, 500 deles eram crianças.