Quem iniciou as grandes navegações?

Perguntado por: asales . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Portugal

O país que possuiu as condições necessárias para iniciar as Grandes Navegações foi Portugal. Ao longo do século XV, Portugal organizou inúmeras expedições no Oceano Atlântico, tendo como ponto de partida a conquista de Ceuta, em 1415.

Era do descobrimento e exploração de novas terras pelo mundo
Durante os séculos XV e XVI, Portugal era a maior potência do mundo e começou as expedições ao longo do globo terrestre, pois precisava aumentar suas rotas comerciais a fim de alavancar a economia do país e conquistar mais terras.

Entre os mais famosos exploradores deste período, destacam-se Cristóvão Colombo (pela descoberta da América), Vasco da Gama (do caminho marítimo para a Índia), Vicente Yáñez Pinzón, Pedro Álvares Cabral, Bartolomeu Dias, Américo Vespúcio, John Cabot, Fernão de Magalhães, Willem Barents, Zheng He, Abel Tasman e James ...

Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias. Por fim, não podemos esquecer os motivos religiosos, algo importantíssimo naquela época.

Resposta verificada por especialistas. A alternativa a correta é a a) As grandes navegações se tornaram uma saída para os europeus na busca por novas rotas marítimas. As Grandes Navegações foram reconhecidas por serem a expansão marítima de processos para exploração e da navegação do Oceano Atlântico.

Por esse motivo, a maioria dos Estados procurava formas de contornar aquele monopólio. Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.

O resultado das Grandes Navegações foi o “descobrimento” de uma série de novos locais pelos portugueses, como Açores e Madeira (ilhas atlânticas). Esse processo resultou também na chegada dos europeus ao continente americano em 1492.

Objetivo das grandes navegações

  • Fundar colônias e expandir territórios;
  • Estabelecer entrepostos comerciais nas principais rotas marítimas;
  • Encontrar fontes de recursos naturais, principalmente ouro e prata;
  • Lucrar com o comércio de escravos (século XVI em diante);
  • Difundir a fé cristã pelo mundo.

Antes de mais nada, antropólogos modernos consideram que a primeira das grandes migrações humanas, aquela que levou Homo erectus (espécie de hominídeo que viveu entre 1,8 milhões de anos e 300.000 anos atrás) a sair da África marchando vagarosamente para “o Oriente Médio, de lá para a Europa e Ásia”, não foi feita ...

A utilização da navegação como meio de transporte aquaviário remonta aos primórdios da humanidade, iniciada da forma mais rudimentar possível por instinto de sobrevivência do homem primitivo, buscando fazer da pesca uma fonte alternativa de alimento.

Navegadores de Portugal: Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque, Vasco da Gama, Fernão de Magalhães, João Gonçalves Zarco, Pêro da Covilhã | Amazon.com.br.

Grandes Navegações é o nome que se deu para as expedições de exploração do oceano que aconteceram a partir do século XV. Portugal foi o país que se lançou pioneiramente nessa empreitada, e a conquista de Ceuta, em 1415, é considerada o início das navegações portuguesas.

Navegadores mais usados em computadores

  • Google Chrome - 66,13%
  • Apple Safari - 11,87%
  • Microsoft Edge - 11%
  • Mozilla Firefox - 5,65%
  • Opera - 3,09%

Em suma, a burguesia e a Igreja Católica financiaram as grandes navegações.

abril de 1500

O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”. A chegada dos portugueses aqui foi um dos momentos mais marcantes das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV.

4- Por que os reis tinham interesse nessas navegações? R: Os reis também estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos, pois com o aumento do comércio, poderiam também aumentar a arrecadação de impostos para os seus reinos.

O pioneirismo português nas navegações se mostrou extremamente eficiente nos séculos XV e XVI, os portugueses conseguiram contornar o Périplo africano em 1487, quando Bartolomeu Dias ultrapassa o Cabo das Tormentas que se tornou da Boa Esperança após o feito que atualmente é a Cidade do Cabo na África do Sul.

O primeiro local conquistado foi Ceuta, em 1415.

Resposta: Espanha e Portugal foram os países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações, tendo os navegadores portugueses realizado o Périplo Africano e descoberto a América do Sul, enquanto que um navegador genovês contratado pela Espanha (Cristóvão Colombo) descobriu a América.

Consequências das Grandes Navegações
A expansão marítima influenciou em muitos aspectos a vida social e econômica de vários povos. Por exemplo, por meio das navegações, iniciaram-se processos de colonização — compulsórios ou não — nas Américas e na África, principalmente.

Entre os perigos reais, estavam os ventos desfavoráveis, a ameaça de encalhe, os lugares estranhos, a fome, a doença e a sede no interior dos navios.”