Quem iniciou a reforma religiosa e porquê?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.

Essa reforma foi motivada pela insatisfação de Lutero com as práticas e alguns princípios teológicos praticados pela Igreja, sendo um de muitos movimentos do tipo que aconteciam na Europa desde a Idade Média.

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica. Este fato é considerado estopim da reforma que mudaria para sempre o cristianismo. Atualmente, luteranos de todo mundo comemoram neste dia o "Dia da Reforma Protestante".

Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI que contestava o poderio da Igreja Católica, o comércio de cargos eclesiásticos, a venda de dispensas, de indulgências e de relíquias sagradas.

Martinho Lutero foi o reformador que deu origem ao luteranismo. O luteranismo é uma doutrina religiosa que surgiu a partir de Martinho Lutero, um monge alemão do século XVI. Tem como elemento central a crença na justificação pela fé, ou seja, que a salvação de uma pessoa é garantida exclusivamente pela fé.

Quando estudamos as Reformas Protestantes, dois nomes destacam-se: Martinho Lutero (1483-1546) e João Calvino (1509-1564).

As reformas religiosas foram movimentos sociais que culminaram, no século XVI, na criação de novas religiões e na diminuição do poder da Igreja Católica. Elas são divididas em dois momentos: a Reforma Protestante e a Contrarreforma.

Entre os principais representantes do protestantismo, estão Martinho Lutero e João Calvino.

A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que tinha o objetivo de trazer a renovação da Igreja. A Reforma teve início na Europa Central, ocorreu no século XVI e seu líder foi Martinho Lutero. Através deste movimento, várias igrejas foram criadas, e estas se declararam fora da autoridade do Papa.

Aqui você encontra um rico acervo para preparar suas aulas sobre as Reformas Religiosas que ocorreram na Europa Moderna, isto é, a Reforma Católica, a Reforma Protestante e a Contrarreforma (segunda fase da Reforma Católica).

"Ele queria, na verdade, fazer uma reforma em que, na cabeça dele, seria um melhoramento [da Igreja Católica]. Lutero não queria criar uma nova igreja, suas 95 teses foram movidas pelo grande amor que ele tinha à Igreja Católica."

Lutero não queria uma separação dos católicos, mas o fato é que a reforma não agradou nem um pouco Roma, que acabou por exorcizar o religioso, o qual, por sua vez, criou a Reforma. O fato é que Martinho fundou o protestantismo e abriu as portas da Igreja Luterana.

resumindo: Lutero criticava a igreja por que ele sabia da verdade e não aceitou o sistema de mentiras dos padres e da igreja Catolica APOSTOLICA ROMANA.

A construção teológica iniciada por Martinho Lutero deu origem a um princípio conhecido como Cinco Solas:

  • Sola fide (somente a fé)
  • Sola scriptura (somente a Escritura)
  • Solus Christus (somente Cristo)
  • Sola gratia (somente a graça)
  • Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

Por causa das 95 teses Martinho Lutero foi excomungado e expulso da Igreja pelo papa Leão X que teve apoio de Carlos V, imperador alemão. O príncipe da Saxônia, Frederico, protegeu Lutero. Ali, ele fundou uma nova religião: o Luteranismo.

As ideias de Martinho Lutero foram registrada em um documento escrito por ele, em 1517, que contava com 95 teses que tratavam sobre sua opinião contrária em relação à venda de indulgências aos fiéis pela igreja católica.

Uma masmorra com Cristo é um trono, e um trono sem Cristo é um inferno. As boas obras não tornam bom o homem, mas o homem bom pratica boas obras. As obras más não tornam mau o homem, mas o homem mau pratica obras más.

John Wyclif e Jan Hus elaboraram novas interpretações da doutrina cristã que influenciariam Martinho Lutero mais de um século depois. Martinho Lutero foi o principal nome associado à Reforma Protestante do século XVI.