Quem inibe o TSH?

Perguntado por: iboaventura . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Somatostatina e dopamina inibem a secreção de TSH, já as vias alfa-adrenérgicas centrais são predominantemente estimuladoras e participariam no estímulo da secreção de TSH pelo frio.

O hipotálamo, na base do cérebro, produz o hormônio tirotropina-estimulante (TRH), que estimula a hipófise a produzir TSH.

O selênio, presente nas castanhas, auxilia na produção de TSH (hormônio tireoestimulante), que é responsável por estimular a produção dos hormônios T3 e T4 pela tireoide. A deficiência deste nutriente também aumenta o risco de Tireoidite de Hashimoto.

Regulação da secreção dos hormônios da tireoide
O TRH agirá na adeno-hipófise, promovendo a secreção do hormônio estimulador da tireoide, o TSH. O TSH então estimulará a glândula tireoide a secretar os hormônios T3 e T4.

TSH Alto. O TSH com valores elevados pode indicar o funcionamento desregulado da hipófise e a queda na produção de hormônios tireoidianos. Neste caso, o exame deve apresentar valores acima de 5,60 UI/mL, podendo sugerir hipotireoidismo. Essa patologia é caracterizada pela produção insuficiente de de hormônios T3 e T4.

O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide. Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireoide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireoide caracterizam o hipertireoidismo.

Se você está convivendo com este sintoma, procure um médico e solicite o exame de TSH para compreender como está o funcionamento da glândula.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  1. Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
  2. Castanha-do-pará ...
  3. Peixes e algas marinhas. ...
  4. Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
  5. Leite e derivados.

O iodo é necessário para o bom funcionamento da glândula tireoide. Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide.

A dose para supressão de TSH varia de 1,8 a 2,8 mcg/Kg/dia (média 2,5 mcg/Kg). Em pacientes jovens, pode-se iniciar com a dose plena de LT4. Em idosos (mais de 50 anos) e cardiopatas, é preferível iniciar com doses mais baixas (25-50 mcg/dia) e ir aumentando a LT4 a cada 2-4 semanas até a dose plena calculada (4,5).

Existe uma outra glândula, chamada pituitária ou hipófise, que, por meio da secreção (produção) de um hormônio chamado HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE ou TSH, controla a produção dos hormônios produzidos pela Tireoide.

Alguns tipos de alimentos, como a soja, o açúcar, as farinhas refinadas, os alimentos industrializados e alguns vegetais, como brócolis e couve-flor, quando consumidos em excesso, podem prejudicar o funcionamento da tireoide.

Hipotireoidismo e hipertireoidismo: a diferença entre as doenças da tireoide

  • hipertireoidismo. A causa mais comum do hipertireoidismo é a Doença de Graves, uma condição autoimune, ou seja, causada pelo próprio corpo, que ataca a tireoide. ...
  • HIPoTIREOIDISMO. ...
  • diagnóstico das doenças da tireoide.

O TSH não é fabricado pela tireoide, mas está relacionado ao funcionamento dessa glândula. Produzido na hipófise, o TSH estimula a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4 e a sua alteração é um importante indicativo de que o metabolismo não está em harmonia.

No caso do hipotireoidismo, o teste terapêutico consiste na administração da levotiroxina e reavaliação dos sintomas após um período de 3 a 6 meses de tratamento. A reposição hormonal deve ser mantida apenas se houver melhora dos sintomas. Do contrário, deve-se suspender o tratamento.

Mas se ele é muito elevado pode levar a um hipotireoidismo franco, que pode ser bastante sintomático (fraqueza, desânimo, problemas na pele e cabelo) quanto aumentar o risco de doenças do coração. É necessário uma avaliação completa, com outros exames e conversar e conhecer bastante o paciente e suas individualidades.

Se os níveis caem, o hipotireoidismo – disfunção mais comum – se impõe, provocando perda do desejo sexual, ganho de peso e outros sintomas. Já quando há hormônios demais, o hipertireoidismo deixa a pessoa irritadiça, com taquicardia e até depressão.

Se o TSH estiver baixo, o metabolismo fica mais acelerado e, nesse caso, a tireoide tem um funcionamento mais intenso, fazendo com seja mais eficiente a queima de gorduras e calorias.

Puran T4 é indicado para o tratamento do hipotireoidismo e problemas ligados à produção escassa de tiroxina pela glândula tireoide, hormônio que regula diferentes funções no organismo.