Quem informa informa algo a alguém?

Perguntado por: ldantas7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Em suma: informar algo a alguém ou informar alguém de ou sobre algo. Essas são as duas possibilidades de construção do verbo "informar". No caso em questão, o objeto direto é a pessoa ("informá-lo"), logo a informação está no indireto, que requer a preposição inicial ("de que a apuração seguirá...").

O verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.

Informar constitui unicamente a ação de enviar a mensagem, enquanto comunicar é relacional, implica também a resposta do receptor (feedback). Comunicar implica o receptor compreender a mensagem, é um fenômeno mais complexo. Informar é um ato unilateral, que envolve a pessoa que tem uma informação a dar.

Comunicar é a capacidade de receber e passar informações a outras pessoas. A comunicação é eficiente quando o receptor entende tudo o que foi passado no menor tempo possível. Essa competência envolve a utilização de linguagem verbal, não verbal, escrita, desenhos ou esquemas, além da escuta.

O verbo informar atua, maioritariamente, como verbo transitivo direto e indireto, apresentando dois complementos verbais: um referente à informação transmitida, outro referente ao destinatário da ação.

1. Dar informações a ou a respeito de. 2. Avisar.

A forma [informo-lhe]é [primeira pessoa singular do presente do indicativo de informar] .

A forma [informou-me]é [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de informar] .

Informará vem do verbo informar. O mesmo que: prevenirá, ensinará, comunicará, advertirá, avisará, inteirará, intimará, notificará.

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória! Portanto, o correto é: Nós assistimos ao jogo!

Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado. Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).

1 transmitir, informar, passar, repassar, participar, divulgar, noticiar, revelar, fazer saber, expor, exprimir, dizer, discursar, indicar, relatar, manifestar, referir, anunciar, publicar, exteriorizar, difundir, disseminar, veicular, esclarecer, avisar, advertir, pregar, apregoar.

1. Informação; participação; aviso. 2. Transmissão.