Quem influenciou a Conjuração Mineira?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

A Inconfidência Mineira foi baseada nos ideais do Iluminismo, que pregavam a liberdade política e econômica, assim como a liberdade de expressão e religiosa, e o livre comércio, defendido pela burguesia.

A principal influência do Iluminismo, principalmente francês, pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789). Alguns inconfidentes conheciam as propostas iluministas e usaram como base para fundamentar a tentativa de independência do Brasil.

Joaquim José da Silva Xavier

Joaquim José da Silva Xavier foi muito mais do que um dentista. Apesar da profissão ter lhe rendido o apelido Tiradentes, pelo qual é conhecido, ele foi comerciante, militar, minerador — e líder da Inconfidência Mineira. A data de sua morte, 21 de abril de 1792, entrou para a história.

O principal objetivo dos conjurados era conseguir a independência de Portugal. Dessa forma, não teriam que arcar com os altos impostos e teriam autonomia econômica e política. Também poderiam diversificar as atividades econômicas sem sofrer nenhuma proibição.

A conjuração foi fortemente influenciada pela independência do Haiti, quando escravos organizaram um levante contra os colonizadores franceses. Além disso, outro motivo da revolta foi a grave crise social e econômica que assolava Salvador no final do século XVIII.

As principais consequências da Inconfidência Mineira foram:
Todos os inconfidentes foram presos, enviados para a capital (Rio de Janeiro) e acusados pelo crime de infidelidade ao rei. Alguns inconfidentes ganharam como punição o degredo para a África; e outros uma pena de prisão.

As principais ideias iluministas que influenciaram os inconfidentes – grupo liderado por Tiradentes – foram:

  • Fim do colonialismo;
  • Fim do absolutismo;
  • Substituição da monarquia pela República;
  • Liberdade econômica (liberalismo);
  • Liberdade religiosa, de pensamento e expressão.

O iluminismo desempenhou grande influência sobre o aspecto político e intelectual de boa parte dos países ocidentais. Algumas mudanças políticas importantes aconteceram, bem como a implantação e formação de estados-nação, a ampliação de direitos civis, além da diminuição do poder da igreja.

Os iluministas teciam profundas críticas ao absolutismo, propondo que era necessário limitar o poder dos monarcas. Eles criticavam também a falta da liberdade nos governos absolutistas. Alguns dos grandes expoentes do pensamento iluminista foram Voltaire, Jean-Jacques Rousseau e Adam Smith.

Joaquim Silvério dos Reis foi o principal delator da Inconfidência Mineira, movimento articulado em 1788 e 1789 que foi uma das primeiras tentativas de independência do Brasil do domínio português.

Devido a seu envolvimento na Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal, Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.

A condenação e morte de Tiradentes
Somente Tirantes foi condenado à morte, pois dentre os conspiradores, era o que tinha a patente militar mais baixa. Tiradentes foi sentenciado por traição contra a rainha, condenado à forca e executado no dia 21 de abril de 1792, no campo da Lampadosa, no Rio de Janeiro.

Seu objetivo era libertar o país do domínio português e o povo da opressão. Assim, juntou-se a padres, coronéis, poetas e advogados, para planejar um motim contra a metrópole. O movimento, chamado de Inconfidência Mineira, eclodiu quando um membro do grupo, Joaquim Silvério, traiu a organização.

A Bandeira de Minas Gerais é composta por um triângulo vermelho sobre fundo branco, contornado pela expressão em latim “Libertas quae sera tamen” – lema da Inconfidência Mineira -, que significa “Liberdade ainda que tardia”.

Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

as duas revoltas tiveram como objetivo central a luta pelo fim da escravidão. a revolta mineira teve caráter eminentemente popular e a baiana, aristocrático e burguês. a revolta mineira propunha a independência brasileira e a baiana, a manutenção dos laços com Portugal.