Quem indica o conselho de administração?

Perguntado por: oagostinho8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Os conselheiros são escolhidos pelos acionistas. Dos 10 integrantes do órgão, 7 são indicados pelo acionista majoritário. Ou seja, o governo federal tem a maioria dos votos e é quem controla o conselho.

A lei determina que os conselheiros – ou diretores – sejam eleitos entre os cooperados, através de Assembleia Geral. O mandato do conselho de administração não pode ser superior a quatro anos. Além disso, seu corpo deve ter renovação obrigatória de, no mínimo, 1/3 do grupo – e isso vale a cada eleição.

De modo geral, um conselho é formado por, no mínimo, cinco e, no máximo, 11 membros. Além disso, esse grupo de pessoas é formado por profissionais experientes na gestão de empresas, o que pode agregar muito na hora de pôr em pratica o seu papel.

O Conselho Regional de Administração de São Paulo é uma autarquia federal responsável pela fiscalização e registro de profissionais e empresas da Administração no Estado de São Paulo. Foi criado pela Lei nº. 4.769, de 9 de setembro de 1965 como parte do Sistema CFA/CRAs, respectivamente órgãos federal e regionais.

O conselho de administração será composto por, no mínimo, 3 (três) membros, pessoas naturais, sócios ou não, podendo ser residentes no Brasil ou no exterior. Os conselheiros são eleitos pela assembleia geral e podem ser por ela destituídos a qualquer tempo.

Compete ao conselho de administração: a) fixar a orientação geral para os negócios sociais; b) eleger e destituir os membros da diretoria; c) suprir eventuais omissões do estatuto, quanto à distribuição de competência entre os diretores; d) fiscalizar a atuação da diretoria, inclusive mediante o exame dos livros e ...

De acordo com a pesquisa, 25,5% dos conselheiros de administração ganham entre R$ 10 mil e R$ 15 mil. A pesquisa mostrou ainda que 82,5% dos conselheiros de administração recebem por sua atuação.

Existem normalmente nas empresas 3 tipos de conselhos nas empresas: de Administração, o Fiscal e os Consultivos, que são órgãos colegiados que atuam na governança corporativa das empresas, aonde cada um deles possui sias funções e atribuições específicas.

É de competência privativa da Assembleia de Acionistas eleger e destituir os membros do Conselho Fiscal, a qualquer tempo, em Assembleia Geral Ordinária9.

Rogério Cristino

O administrador Rogério Cristino foi eleito presidente do CRA-CE para o biênio 2023-2024. Ao lado dele estará, como vice-presidente, o administrador Lamarck Mesquita Guimarães.

Conforme vimos acima, a função primordial de um conselho administrativo é promover maior transparência à empresa, aumentar a sua lucratividade e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Como criar um conselho consultivo:

  1. Procure experiência e comprometimento. A função de um conselho consultivo é dar boas sugestões para sua empresa. ...
  2. Aposte em perfis multidisciplinares. ...
  3. Seja claro. ...
  4. Tenha um regulamento. ...
  5. Ofereça independência. ...
  6. Faça avaliação contínua.

O conselho é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, profissionais da educação, membros da comunidade local e o diretor da escola, que é membro nato.

Posso me registrar no CRA? Os egressos de cursos de pós-graduação lato sensu, mesmo que em áreas de Administração não dá direito ao registro em CRA.

Após o Registro Profissional em CRA, o profissional passa a portar a Carteira de Identidade Profissional, que tem validade de Carteira de Identidade Civil em todo o território nacional, estando reconhecidamente apto para atuar no mercado de trabalho.

15 da Lei no 4.769/65, “[s]erão obrigatoriamente registrados nos CRA, as empresas, entidades e escritórios técnicos que explorem, sob qualquer forma, atividades de Técnicos de Administração”, sendo que o Conselho Regional de Administração é um ente autárquico de direito público cuja finalidade é disciplinar, orientar e ...

Lei das Sociedades Anônimas
Para compor o Conselho de Administração, a lei em questão regula que é necessário que sejam pessoas naturais, de reputação ilibada, devendo os diretores ser residentes no País.