Quem Iemanjá protege?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

A Rainha das Águas é cultuada como a padroeira dos pescadores. Dessa forma, ela protege aqueles que entram no mar para pescar. Além disso, Iemanjá protege a vida marinha e controla a maré.

Protege a vida marinha. Regente absoluta dos lares, protetora da família. Iemanjá pode ser invocada para ajudar durante o parto, pois é a deusa da fertilidade. É a protetora dos bebês e das gestantes, ela é a eterna mãe.

Qualquer um pode herdar a Rainha dos mares como protetora. Por isso, eles são aqueles que mostram mais afinidade, dedicação e ganharam Iemanjá do destino para que ela os proteja e os guarde durante a vida.

Por ser tida como a matriarca de quase todos os orixás, a divindade é associada à maternidade e à fecundidade, sendo uma das mais cultuadas e reverenciadas pelos praticantes de religiões de matrizes africanas. Iemanjá também é considerada protetora dos pescadores e jangadeiros.

As filhas de Iemanjá são bem fáceis de identificar, em razão de sua característica de cuidadoras e, principalmente, por sua forte personalidade. Sedutoras, sabem muito bem convencer quando querem, e são generosas e emotivas.

Peixes

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.

Com uma bacia de água do mar segura por outra pessoa, ela distribui passes para quem aparece. Não cobra nada. "Faz isso todos os anos como caridade", diz um dos voluntários da casa.

“A água salgada reequilibra nossas energias, tira as mazelas do mundo”, contribui Mameto Kamurici, líder espiritual do terreiro de nação angola. Ela segura nas mãos um abebé de prata, a ferramenta de Iemanjá.

“Ó soberana mãe das águas, venha a mim neste momento de aflição. Com minha fé e devoção, acendo esta vela (de preferência, uma vela azul) para iluminar meus pedidos e caminhos. Ó mãe Iemanjá, assim como controla a força das águas, venha e ajude-me no que eu necessito (neste momento, faça seu pedido, abra seu coração).

Uma das entidades mais festejadas no Brasil, Iemanjá representa o espelho do mundo, é a mãe que reflete todas as diferenças e protege a cabeça: o “Ori”, que tem haver com a formação do indivíduo.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

Como descobrir meu Orixá de cabeça? – Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Flores brancas (ela não aceita de outra cor), perfume de alfazema, velas, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e mel, outros presentes que agradam as mulheres, como joias e espelhos, além de pedidos e súplicas.

Banho de Iemanjá: para purificar corpo e a alma
Ponha um litro de água para ferver. Acrescente três pétalas de rosas brancas e três colheres de sopa de essência de alfazema. Misture os ingredientes no sentido horário. Desligue o fogo quando levar fervura e deixe descansando por duas horas.

Ela assume a chefia de falanges de “espíritos de luz”, comandando espíritos de caboclos e iaras que, muitas vezes, recebem nomes alusivos a tal aspecto, como exemplo: Caboclo do Mar, Caboclo Estrela do Mar, Janaína, Cabocla Iara etc.

Iemanjá, minha rainha, faça com que (colocar as iniciais da pessoa) assim que acordar pense em mim, e não pare de pensar em mim, enquanto não falar comigo. Que ele sinta uma enorme vontade de me ver e me ligar, dizendo que precisa muito me ver e estar comigo.

São alegres, leais, generosas, trabalhadores, fiéis e muito ativas. Elas gostam de se doar, seja para as pessoas ou para uma causa. É comum vê-las sempre envolvidas em trabalhos voluntários. Seus amigos são sortudos porque elas são fiéis e apegadas as suas amizades, tratando todos com um carinho maternal.

Por ser a dona das cabeças, de acordo com a mitologia dos Orixás e história oral passada nos terreiros, Iemanjá é muito associada à proteção, cuidado, paciência e racionalidade na hora de tomar suas decisões, não deixando de lado também o senso de justiça e o instinto vingativo, caso seja contrariada.

Enquanto os filhos de Oxum são diplomatas e sinuosos, os de Iemanjá se mostram mais persuasivos e bem intencionados. São capazes de fazer chantagens emocionais, mas não diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus instintos básicos, e a amizade e o companheirismo são valores essenciais para eles.

O mar é o ponto de força de Mãe Iemanjá. Ela representa a Geração, tem conexão com a Lua, trabalha principalmente o Chakra Básico, e a cor que nos conecta à sua irradiação é o azul claro. Suas pedras são azuis – água marinha, topázio azul – e as principais flores são rosas brancas, hortênsias e palmas brancas.

Quando cresceu, Orungã se apaixonou pela mãe. Um dia, aproveitando a ausência do pai, tentou violentá-la. Iemanjá conseguiu escapar e fugiu pelos campos. Quando Orungã já a alcançava, ela caiu ao chão e morreu.