Quem hiberna?

Perguntado por: rvasconcelos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Entre os animais de sangue quente que hibernam, o destaque fica para os mamíferos, principalmente aqueles de pequeno porte. São esquilos, morcegos, porcos-espinhos, gambás e marmotas. Estas últimas, famosas por, supostamente, conseguirem prever se o próximo inverno será muito rigoroso ou não, hibernam por 5 meses.

A hibernação é um processo em que o animal torna-se inativo e suas taxas metabólicas caem de maneira drástica. Alguns animais apresentam a capacidade de diminuir seu metabolismo e iniciar um longo período de dormência quando o meio está desfavorável.

Humanos hibernam? O ser humano não precisa hibernar por dois motivos: Evolução: nossos ancestrais são animais tropicais sem um histórico de hibernação, apenas migrando para áreas com temperaturas extremas nos últimos cem mil anos ou mais — quando já haviam passado por adaptações metabólicas.

Bichos que hibernam
No hemisfério norte, onde o inverno é muito gelado, além dos famosos grandes ursos, outros animais também hibernam – é o caso de esquilos, marmotas, hamsters, ouriços, texugos e alguns morcegos. Como você pode notar, os exemplos de animais que hibernam são apenas de mamíferos.

A hibernação acontece no inverno, um período em que a temperatura é muito baixa e o alimento torna-se escasso. A realização desse processo nesse período é importante para proteger o animal do frio e também para evitar que ele sinta fome e tenha que competir com outros animais por comida.

Durante a hibernação, os animais ficam como se estivessem inativos, mergulhados em um sono profundo e com os batimentos cardíacos reduzidos, assim como a temperatura, que fica em torno de 5ºC. A hibernação é realizada, na maioria das vezes, por mamíferos de pequeno porte, tais como hamsters, esquilos e morcegos.

Esquilos, morcegos, marmotas, ratos-silvestres, hamsters e ouriços são alguns dos animais que hibernam. Eles fazem isso para poupar energia durante o inverno, já que, nessa estação, a comida é escassa.

A hibernação é um mecanismo que algumas espécies possuem que lhes permite sobreviver aos meses mais frios e quando comida e água são escassos. As espécies de quelônios(tartarugas, cágados e jabutis) que habitam ambientes não tropicais usam deste mecanismo.

A resposta: não. Os animais geralmente hibernam durante o inverno, quando é mais frio e mais difícil de encontrar comida. Os ursos polares não hibernam como outras espécies.

Cobras também podem hibernar. Essa Cascavel Diamante Ocidental, também conhecida como Cascavel do Texas, procura um abrigo para entrar no estado de sono profundo durante o verão. Essa hibernação por causa do calor é chamada de estivação.

Como colocar o computador no modo de hibernação?

  1. Selecione Iniciar. ...
  2. Selecione Escolher a função do botão de energia e, em seguida, selecione Alterar configurações não disponíveis no momento. ...
  3. Você pode hibernar seu PC selecionando Iniciar e, em seguida, selecionando Energia > Hibernar.

Hibernar para quê? A hibernação é um estado de torpor associado às baixas temperaturas, isto é, um processo em que o metabolismo desacelera para que o animal consiga sobreviver em invernos rigorosos.

cinco meses

A duração da hibernação depende muito da espécie e da latitude e, de acordo com o Serviço de Parques Nacionais de Yellowstone, a hibernação dos ursos é de cerca de cinco meses.

A hibernação pode durar dias, semanas ou meses – dependendo da espécie, temperatura ambiente, época do ano e condição corporal do indivíduo. Antes de entrar em hibernação, os animais precisam armazenar energia suficiente para durar todo o período de dormência, possivelmente até um inverno inteiro.

Os invernos brasileiros são relativamente amenos, mas isso não impede que um dos lagartos mais comuns do país, o teiú, hiberne de quatro a cinco meses por ano, normalmente a partir do fim do outono.

Em geral, as tartarugas hibernam quando a temperatura ambiente está muito próxima de 15 graus Celsius. Se essa condição se der, as tartarugas começam a parar de comer, ficam inativas e tentam se enterrar no substrato. Embora esse processo seja natural, nem todas as tartarugas são capazes de realizá-lo.

Continuar lendo