Quem governava em Atenas?
Resumo. Anterior a implementação da Democracia em Atenas, a cidade-estado era controlada por uma elite aristocrática oligárquica denominada de “eupátridas” ou “bem nascidos”, os quais detinham o poder político e econômico na polis grega.
Quem fazia parte da sociedade ateniense?
A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos.
Por que a democracia funcionava em Atenas?
Democracia ateniense
No século VI a.C., a Atenas transformou-se no berço da democracia por meio das reformas de Clístenes. O desenvolvimento de Atenas deu-se por um processo de concentração de renda, o que fez com que um grupo de privilegiados, os eupátridas, detivessem a riqueza e controlassem a política da cidade.
Como era o governo em Esparta e Atenas?
Mesmo sendo considerado um “governo do povo”, aqueles que participavam da democracia ateniense correspondiam a menos de 20% da população. Já em Esparta, as questões políticas eram de obrigação de um conjunto de 28 homens, maiores de 60 anos, que formavam a Gerúsia.
Qual foi o maior rei de Atenas?
Alexandre, o Grande
A figura de Alexandre Magno (356 a.C. - 323 a.C.), ou Alexandre, o Grande, é uma das mais espetaculares da história humana.
Qual o tipo de governo era exercido em Atenas?
Democracia significa “poder do povo”, “forma de governo”, “governo do povo, pelo povo e para o povo”4. Na Cidade-Estado de Atenas, a democracia era o exercício do poder político pelo povo e para o povo sem qualquer mediação.
Qual foi o regime político criado em Atenas?
A Democracia Ateniense foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga. Ela foi essencial para a organização política das cidades-estados grega, sendo o primeiro governo democrático da história.
Quem foi o responsável pela democracia ateniense?
Clístenes
De tal maneira, por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. Considerado o "Pai da Democracia", ele liderou uma revolta popular contra o último tirano grego, Hípias, que governou entre 527 a.C. e 510 a.C..
Quem destruiu Atenas?
Em 146 a.C., os romanos incorporaram Atenas ao seu império. Em 88 a.C., Atenas, unida a Mitrídates, rei do Ponto, se levantou contra Roma. Os romanos, sob as ordens do sanguinário Silas, saquearam a cidade no ano 86 a.C., destruindo diversos monumentos e promovendo uma grande matança.
Qual era a religião do povo de Atenas?
politeísta
Religião. A religião da Grécia Antiga era politeísta. Ao receber a influência de vários povos, os gregos foram adotando deuses de outros lugares até constituir o panteão de deuses, ninfas, semideuses e heróis que eram cultuados tanto em casa como publicamente.
Quem foi que criou a democracia?
Ele surgiu na Grécia Antiga, mais especificamente em 510 a.C., nas cidades-estados de Atenas. O político grego Clístenes, considerado o “pai da democracia ateniense” foi o responsável por liderar a primeira experiência democrática da Antiguidade Clássica em uma rebelião que derrubou o então tirano.
Como era a sociedade na cidade de Atenas?
A sociedade ateniense era censitária, ou seja, o critério de posição social se davam em função da renda do indivíduo. Havia mobilidade social, ou seja, um indivíduo poderia passar de nível social conforme ficasse mais rico ou mais pobre. A sociedade ateniense era escravista. A escravidão em Atenas era por dívidas.
Onde nasceu a democracia e quem criou?
A origem da democracia em Atenas
A formação do conceito aconteceu na cidade-estado grega Atenas, no ano de 510 a.C., pelo político Clístenes, a quem chamam de “pai da democracia ateniense“. Ele foi o líder da primeira experiência democrática quando comandou uma rebelião que derrubou o tirano que estava no poder.
Quem ganhou Esparta ou Atenas?
A guerra durou aproximadamente 30 anos e foi decisiva para o fim da Era Clássica grega. A guerra foi vencida por Esparta, mas seu domínio sobre a Grécia não durou muito tempo. Os espartanos não conseguiram impedir a invasão dos macedônicos, liderados por Filipe II.
Porque Esparta e Atenas eram rivais?
Ela foi o resultado da rivalidade entre Atenas e Esparta e foi causada diretamente pelos interesses econômicos, políticos e militares das duas cidades no século V a.C. Por trás desses interesses, estava a questão das diferenças entre os modelos das duas cidades.
Porque Esparta é diferente de Atenas?
Atenas viveu um momento de domínio político, mas também cultural. Houve um florescer das artes, da ciência, do pensamento filosófico e da própria construção urbana. Esparta, por outro lado, apostava em uma educação militar e rígida, educando homens desde os sete anos de idade nesta lógica.
Quem governou Atenas por 40 anos?
Para Plutarco Péricles teria sido o primeiro entre os atenienses por quarenta anos. Se isto for verdade, ele provavelmente obteve um cargo de liderança já no início da década de 460 a.C..
Quem foi o primeiro tirano no poder em Atenas?
Pisístrato
Pisístrato, o primeiro tirano da Grécia. O primeiro tirano de Atenas foi Pisístrato. Filho da aristocracia, o governante colocou-se no poder.
Quem foi o primeiro governante da Grécia?
O século 5 a.C., em parte conhecido como "século de Péricles", é um período de grande prosperidade em Atenas, então uma cidade-Estado. 1821-29 - Guerra de independência da Grécia contra o Império Otomano. 1832 - O príncipe Otto da Bavária é escolhido como o primeiro rei da Grécia independente.